Se queres conhecer o futuro, olha para o passado”, já dizia o antigo provérbio popular. Então, se você quer garantir que o seu seja tranquilo, comece a se planejar hoje e garanta o conforto da sua família para momentos em que a turbulência da crise será apenas uma lembrança distante.
Segundo o economista Nélio Bordalo, a caderneta de poupança é um bom investimento para quem está começando a poupar e não entende muito do mercado financeiro. “É um investimento de baixo risco, de fácil e rápido resgate”, explica. Atualmente, o rendimento da caderneta de poupança é de 0,5% mais um valor definido pelo governo, chamado de Taxa Referencial (TR). Em função disto, basicamente o dinheiro vai render no mínimo 0,5% por mês. Outra vantagem é a não taxação pelo imposto de renda.
Nélio afirma que não é preciso também virar um “pão duro” na hora de lidar com o dinheiro. “Eu acredito que o meio termo entre economizar e gastar é o ideal”, garante. “O gasto com o consumo de bens e serviços é saudável para a economia de uma região ou país, mas é importante ter uma poupança para momentos de aperto ou para a concretização de um desejo”. Poupar, aconselha o economista, e garantir uma boa saúde financeira ajuda a manter qualidade de vida. “A poupança poderá servir para a concretização de uma sonho e momentos de situações emergenciais, tais como uma doença ou desemprego”, garante.
Ele diz ainda que, quanto mais cedo fizer esse planejamento, mais fácil será a construção de um patrimônio. “A pessoa também fica motivada para continuar ganhando dinheiro e reinvestindo ou guardando mais”, garante. Com o tempo, o investimento pode ser diversificado, com outros tipos de rendimentos. “Para quem tem um recurso significativo para investir, é melhor diversificar os investimentos em varias aplicações, sempre observando a rentabilidade e o risco do investimento”, orienta.
Atualmente, com a taxa básica de juros a 14,25% ao ano, no mercado financeiro existem outras opções rentáveis, com ganhos de 1% ao mês, e com baixo risco, tais como os títulos bancários: CDB (Certificado de Deposito Bancário), LCI (Letras de Credito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio). “Mas é sempre bom consultar o gerente do banco para verificar as condições de aplicação”, diz. Entre as condições a serem verificadas estão: valor mínimo para aplicar, prazo de aplicação e taxas de administração. Em todos os casos, mãos à obra!


(Fábio Nóvoa/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar