O ex-seringueiro José Coelho de Souza, de 131 anos, pode ser o homem mais velho do mundo, segundo informações publicadas na Tribuna do Ceará. Ele pode estar prestes a tirar o posto do japonês Yasutaro Koide, de 112 anos, que hoje em dia é considerado o homem mais velho do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes.José Souza é cearense, natural de Meruoca, mas mora atualmente no Acre, na comunidade Estirão do Alcântara, na cidade de Sena Madureira.
Com três filhos, de 40, 37 e 30 anos, e 5 netos, José mora com sua mulher 69 anos mais nova e uma neta de 16 anos, Nayara de Oliveira Sousa. A neta conta que a história de vida do avô é muito sofrida. “Ele morava no interior do Ceará e com 11 anos perdeu os pais e ficou órfão. Começou a trabalhar cedo, criou os irmãos e veio para o Acre com 28 anos, para trabalhar na extração de borracha”.
Seringueiro aposentado, o centenário teve que comprovar que ainda estava vivo para continuar recebendo o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aposentados com idade acima de 90 anos recebem uma visita em domicílio de agentes do órgão, para comprovar que o beneficiário ainda vive, assegurando o recebimento da aposentadoria.
(Foto: arquivo pessoal)
Quando foi feita a visita do INSS à casa de Souza, ele teria 129 anos, mas foi somente após dois anos que o gerente da agência central do INSS em Rio Branco, Kennedy Afonso, deu destaque ao caso, publicando a história em sua página pessoal no Facebook.
“Semana passada, fiz um atendimento corriqueiro em uma APS, uma renovação de procuração. Seria corriqueira se não fosse um detalhe: o titular do benefício nasceu em 10/03/1884. Isso mesmo, 131 anos, 10 meses e 1 dia, ou 48.153 dias de vida. No primeiro momento não acreditei, mas depois meu colega Alexandre Santana mostrou fotos de quando da ação realizada para o seu reconhecimento, feito juntamente com o Poder Judiciário”, declara o servidor em sua publicação, juntamente com registro dos documentos e fotos ao lado do aposentado.
Segundo a certidão de nascimento, Souza nasceu em 10 de março de 1884, e completa 132 anos daqui a dois meses.A longevidade do idoso de 131 anos pode estar relacionada a nunca ter tido vícios, como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.
Questionada se o avô ainda é lúcido, a neta conta que ele nem sempre reconhece a família e não escuta muito bem. “A rotina dele é normal. Ele come três vezes por dia, arroz, carne, peixe, verduras”. Ela conta ainda que ee não toma nenhum ipo de medicamentos. “Há seis anos ele teve um AVC, por isso, não anda mais. Já teve problema de pressão arterial, mas não toma mais remédio, a pressão dele é de criança!”.
(DOL com informações do Tribuna do Ceará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar