plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Após fazer crítica, presidente da Funai é afastado

Três dias após emitir uma nota pública contra um texto divulgado pelo site dos Jogos Paraolímpicos no Rio, o presidente substituto da Funai (Fundação Nacional do Índio), Artur Nobre Mendes, foi trocado por um procurador da Fazenda Nacional lotado no Minis

twitter Google News

Três dias após emitir uma nota pública contra um texto divulgado pelo site dos Jogos Paraolímpicos no Rio, o presidente substituto da Funai (Fundação Nacional do Índio), Artur Nobre Mendes, foi trocado por um procurador da Fazenda Nacional lotado no Ministério da Justiça que passa, na prática, a presidir a fundação.

O novo presidente substituto, Agostinho do Nascimento Netto, foi designado por um decreto assinado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, José Levi Mello do Amaral Júnior, e divulgado nesta terça-feira (20) no Diário Oficial.

O Ministério da Justiça negou haver relação entre a saída de Mendes e a nota da Funai. A manifestação sobre a Paraolimpíada foi divulgada no site da Funai no último dia 16.

O órgão "lamenta que a organização dos Jogos Paraolímpicos" tenha promovido "ofensa e desrespeito aos povos indígenas do Brasil, referindo-se ao 'infanticídio ou homicídio, abuso sexual, estupro individual ou coletivo, escravidão, tortura, abandono de vulneráveis e violência doméstica' como 'práticas tradicionais' indígenas".

As referências foram feitas num texto pelo qual os Jogos descreviam a vida da criança indígena Iganani Suruwaha, 13, que nasceu com paralisia cerebral.

Segundo o comitê, a mãe da criança "fugiu da aldeia para garantir a sobrevivência do bebê" e, em agosto de 2015, a Câmara dos Deputados "aprovou o projeto de lei 1057/078, conhecido como Lei Muwaki, o nome de sua mãe".

A versão original do texto seguia falando sobre as supostas "práticas tradicionais" dos indígenas.

A Funai reagiu: "A Funai entende que tal posicionamento revela uma total incompreensão sobre a realidade indígena do país, refletindo uma visão preconceituosa e discriminatória sobre esses povos, suas culturas e seus modos de vida".

A Funai afirmou que o projeto de lei "desconsidera a falta de dados concretos sobre a suposta prática de 'infanticídio', uma vez que não existem dados coletados com rigor e em número suficiente para afirmar que essa seja uma ação frequente e costumeira por parte de povos indígenas, como se tem alardeado".

"A Funai repudia que um evento que tem entre seus objetivos dar visibilidade às pessoas com deficiências, promovendo, justamente, o respeito à diversidade e ao próximo e combatendo o preconceito e a discriminação, utilize concepções baseadas em ideias preconceituosas e discriminatórias para se referir aos povos indígenas do Brasil", diz a nota.

Após a nota da Funai, o comitê organizador dos Jogos retirou afirmações do site e informou que "a primeira versão deste texto trazia a descrição de lei do projeto de lei, levando o leitor a entender que o Comitê Rio 2016 tinha um a posição no debate sobre a proposta".

Em nota à reportagem nesta terça-feira (20), o Ministério da Justiça negou haver relação entre a nota sobre a Paraolimpíada e a saída de Nobre Mendes.
"O Ministério da Justiça e Cidadania informa que a nomeação se trata de uma ação administrativa já prevista e representa mais uma das etapas no processo de dinamização das ações administrativas da Funai", informou o ministério.

A reportagem indagou qual a experiência de Agostinho do Nascimento Netto com o tema indígena e se a pasta já definiu o nome do novo presidente da Funai, vazio desde a chegada de Michel Temer à Presidência, em maio passado, mas não houve respostas.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!