A J&F (controladora do grupo JBS) informou em delação premiada ao Ministério Público Federal que pagou mais de R$ 500 milhões a governadores, deputados estaduais e federais e senadores de todo o Brasil.

O diretor de Relações Institucionais e Governo do grupo, Ricardo Saud, entregou os dados detalhados em uma lista que aponta o nome de todos os políticos financiados pela empresa.

Ainda de acordo com Saud, os milhões serviram para abastecer campanhas de 1.829 candidatos apenas nas eleições de 2014; destes, 179 foram eleitos como deputados estaduais em 23 estados, e 167 federais de um total de 19 partidos.

Joesley Batista, dono da JBS, corroborou com Saud, admitindo que a maioria das doações feitas pela empresa tratava-se de propina disfarçada.

“Doamos propinas a 28 partidos” contou Saud em sua delação. Em outro trecho divulgado pelo STF, Saud argumenta que o pagamento “Era para que eles não atrapalhassem a gente”.

PROPINAS A GOVERNADORES

Saud contou ainda que foram feitos pagamentos de propinas para 16 governadores eleitos e para 28 candidatos ao Senado. Segundo ele, os governadores eram membros do PMDB (4), PSDB (4), PT(3), PSB (3), PP (1) e PSD (1).

(Com informações de UOL)

MAIS ACESSADAS