A professora Heley de Abreu Silva Batista, de 43 anos, que morreu, na última quinta-feira (5), após salvar crianças e lutar contra um vigilante que ateou fogo em uma creche em Janaúba, Minas Gerais, recebeu a Ordem Nacional do Mérito, neste domingo (8), concedido pelo presidente da República Michel Temer.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a homenagem é concedida "a pessoas que deram exemplos de dedicação e serviço ao país e à sociedade brasileira".

O nome de Heley também deve batizar a nova creche, prevista para ser reinaugurada daqui a cerca de 80 dias, segundo o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB).

Antes de morrer, a pedagoga salvou algumas crianças das labaredas, colocando-as por cima da janela. Durante o incêndio, ela entrou em luta corporal com o vigia. Seus amigos falaram em "atitude heroica".

No Centro de Educação Municipal Gente Inocente, a creche onde ocorreu o incêndio, Heley lecionava desde 2016, quando ingressou por concurso nos quadros da Prefeitura de Janaúba, cidade de 71 mil habitantes no norte de Minas Gerais.

Vítimas

Além de Heley, outras nove pessoas morreram na tragédia : oito crianças e o autor do incêndio, o vigia noturno da creche, Damião Soares Santos, 50. Ao todo, outras 47 vítimas foram hospitalizadas, e 23 delas já tiveram alta.

(Com informações do UOL)

MAIS ACESSADAS