Na periferia de Fortaleza, uma facção criminosa chamada Guardiões do Estado (GDE) está expulsando famílias de determinados bairros suburbanos da capital. Na quarta-feira (21), houve o caso mais recente, no Conjunto Habitacional Maria Tomásia, Conjunto Palmeiras.

Segundo as autoridades, três famílias já foram expulsas em dois dias. Maurício Júnior, titular do 30º Distrito Policial, disse que o motivo da expulsão seria a disputa por território para o tráfico de drogas.

O delegado afirmou que para cada expulsão abriu-se um inquérito. “Eles não querem que as pessoas de outras facções habitem o mesmo espaço. Estamos apurando nesses três inquéritos se essas famílias expulsas têm algum envolvimento com o crime”, explica Maurício.

De acordo com a Polícia Civil, desde o começo do ano a ação tem se tornado frequente. Só no Conjunto Palmeiras, já foi relatado 15 casos desta tipologia.

No começo desse ano, pichações ameaçadoras fizeram dezenas de famílias abandonarem o local. A polícia montou uma força-tarefa, mas só encontrou as casas abandonadas.

(Com informações de Diário do Nordeste)

MAIS ACESSADAS