A loja online Mercado Livre conseguiu na Justiça a suspensão do aumento das tarifas para a entrega de encomendas pelos Correios para produtos comercializados pela empresa. A decisão foi tomada na segunda-feira (6) pela Justiça Federal de São Paulo e tem validade para compras realizadas em todo o país.

O aumento no preço para entregas realizadas pelos Correios passa a valer nesta terça-feira (6), sob a justificativa de compensar os custos relacionados à prestação dos serviços, incluindo transporte, pagamento de pessoal, aluguéis de imóveis, combustível e contratação de recursos para segurança. 

Os Correios divulgaram que o reajuste médio foi de 8% para as capitais. Entretanto, lojas online afirmam que o aumento seria de 29% quando considerado todo o país, sendo que em algumas localidades, o valor chegaria a 51%.

A decisão da Justiça afirma que o comércio eletrônico movimenta milhares de empregos, e que um contrato assinado entre o Mercado Livre e os Correios não previa o reajuste. A liminar ainda suspendeu para a empresa a taxa de R$ 3 anunciada para entregas no Rio de Janeiro, instituida por causa do índice de violência na cidade.

Os Correios anunciaram que estão cumprindo a medida, mas que trabalham para suspender a liminar. Outras empresas do setor iniciaram uma campanha para suspender completamente o reajuste.

(Com informaçõe do Extra)

MAIS ACESSADAS