Produtores rurais de todo o país organizam uma grande manifestação nacional para o dia 4 de abril, em Brasília, para protestar contra o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Fazendeiros, empregadores rurais e sindicatos ligados ao agronegócio deverão participar do ato, que visa finalizar o projeto.

O Funrural é uma contribuição paga pelo empregador para a seguridade social do trabalhador rural, baseada no resultado bruto da comercialização de seus produtos, sendo descontado de quem adquire o produto. 

Segundo os produtores, a cobrança é inconstitucional, pois eles já pagam contribuições sociais sobre os produtos o que estabelece uma carga tributária ao setor. Eles também afirmam que são favoráveis à contribuição previdenciária, mas criticam o modelo apresentado pelo Funrural, defendendo outras cobranças, como de valores sobre a folha de pagamento.

Quase 100 entidades, incluindo uma série de sindicatos e associações paraenses, assinam um manifesto contra o Funrural e deverão participar do ato.

(DOL)

MAIS ACESSADAS