Jovens brasileiros – inclusive homens transexuais – que completam 18 anos até 31 de dezembro deste ano devem fazer o alistamento militar até 30 de junho. A inscrição pode ser feita na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima ou pela internet (saiba como).

Se o jovem prefere fazer o alistamento presencialmente nas juntas militares ligadas às prefeituras ou ao Governo do Distrito Federal, pode fazer uma busca no site para descobrir onde fica a mais próxima de sua residência. Em seguida, basta comparecer ao local com certidão de nascimento ou documento de identidade (RG), comprovante de residência e uma foto 3x4 recente.
Quem optar pelo alistamento on-line é só registrar-se no portal das Forças Armadas (pode acessar o site www.alistamento.eb.mil.br). Ao acessar a página, o jovem deve informar se há algum motivo que o impeça de ingressar no serviço militar. Caso não haja restrições, basta clicar no quadro “alistamento militar” e em seguida criar uma conta para prosseguir com o processo.
Quando o registro é concluído, é gerado um número no Certificado de Alistamento Militar (CAM). Com ele, o jovem pode consultar no site se prossegue para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS