Após o momento em que o candidato Jair Bolsonaro foi atacado com um facada nesta quinta-feira (06), algo que chamou muita atenção foi não haver sangue na perfuração no abdômen causada pela faca. 

Várias dúvidas começaram a ser levantadas sobre a veracidade do incidente. No entanto, o gastrocirugião Marcos Belotto, do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, explicou que isso é normal e ocorre porque geralmente o sangramento ocorre dentro da barriga e não fora.

“Mesmo quando a perfuração atinge veia ou artéria, o sangue só jorra para fora quando a barriga fica muito cheia de sangue”, explicou o cirurgião.

Marcos explica também que, quando se fala em "perdeu sangue", quer dizer que o sangue saiu do vaso sanguíneo e se acumulou dentro da cavidade abdominal. No caso do deputado, ele perdeu 2,5 litros de sangue, o que corresponde a 40% do sangue do corpo. 

O cirurgião explicou que quando o sangue começa a jorrar para fora do corpo, a situação é bem preocupante. 

A facada provocou uma perfuração no intestino grosso, três no intestino delgado e um na veia mesentérica superior, que leva sangue para a parte do intestino. As lesões foram reparadas em uma cirurgia de emergência, feita na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Nesta sexta-feira (07), ele foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. 

(Com informações do R7)

MAIS ACESSADAS