Uma sindicância será aberta pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp)  para apurar as responsabilidades pela lesão sofrida por uma recém-nascida em Araçatuba, no interior de São Paulo: a recém-nascida levou 25 pontos após ter a cabeça cortada por um bisturi durante uma cesariana a qual a mãe foi submetida. O Polícia Civil investiga o caso.

A criança nasceu no último dia 27 de agosto na Santa Casa de Araçatuba, e, segundo o comunicado do conselho de Medicina paulista, durante o procedimento ocorreu corte acidental no couro cabeludo da bebê. De imediato a criança passou por exame de tomografia computadorizada que constatou tratar-se de lesão superficial sem trauma e comprometimento do cérebro.

Após ter a área atingida suturada, a bebê permaneceu alguns dias internada em observação e para receber medicações para prevenir uma infecção.

Ao prestar depoimento à Polícia Civil de São Paulo, a mãe da criança disse que estava com 38 semanas e cinco dias de gestação quando perdeu o tampão mucoso e o líquido amniótico começou a sair. Quando chegou ao hospital, o médico decidiu por uma cesariana.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, o pai da criança estava no centro cirúrgico e percebeu que a filha tinha um corte no lado esquerdo da cabeça. No mesmo momento, o bebê passou para os cuidados de um cirurgião pediátrico, que fez a sutura. A família registrou o caso na ouvidoria da Santa Casa.


Criança chegou a ficar internada durante uma semana. Foto: Reprodução

SINDICÂNCIA

O Cremesp informou que a sindicância é uma etapa preliminar para averiguação dos fatos denunciados, coleta de provas, manifestação escrita e, sempre que necessário, audiência com os envolvidos. Se durante a fase de sindicância forem constatados indícios de infração ética, que consiste no descumprimento de algum artigo do Código de Ética Médica, passa-se à segunda fase: a instauração do processo ético-profissional. Sem indícios, a denúncia é arquivada e, neste caso, a parte interessada poderá fazer recurso junto ao Conselho Federal de Medicina.

(Com informações do portal Extra)

MAIS ACESSADAS