Mais de 5,5 milhões de candidatos realizam a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4) em todo o Brasil. Em um dia tão importante como esse, saber o que deve ou não levar e chegar no horário são requisitos fundamentais aos candidatos.

Muitas vezes, no entanto, o tempo é o maior inimigo: quem não entrar no local de provas até às 13h (Horário de Brasília) perde todo um ano de estudo e preparação. Mesmo todo mundo ciente, inúmeros são os casos de pessoas que ficam do lado de fora dos portões.

Leia também:

Nos últimos anos, criou-se uma ‘tradição’ entre os internautas que se aproveitam de descuido de terceiros para espalhar mensagens zombeteiras e desrespeitosas, criando, inclusive, os “atrasados do Enem”.

Para especialistas, é totalmente possível que, quem entrar nesse tipo de “brincadeira”, corre o risco de responder a um processo justamente porque a “piada ou o meme” provoca violência no ambiente virtual. A internet oferece o "anonimato" aos agressores, que se sentem em uma posição superior e que não serão pegas com a agressão.

LEIS

Segundo especialistas, a prática pode se relacionar a dois tipos de crimes previstos no Código Penal:

- Artigo 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.

- Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime. Pena: detenção, de três a seis meses, ou multa.

 (Com informações do Portal 10)

MAIS ACESSADAS