A Marinha do Brasil lançou o primeiro dos cinco submarinos que tem planos de construir. O Riachuelo tem 72 metros de comprimento e capacidade para 35 tripulantes.

Hoje estivemos presentes em Itaguaí-RJ para Cerimônia de Lançamento ao Mar do Submarino Riachuello realizada pela Marinha do Brasil. 🚁🇧🇷 ⚓

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 14 de dezembro de 2018

O submarino faz parte de um acordo de cooperação com a França, que contempla o desenvolvimento de um submarino de propulsão nuclear.

Segundo o portal argentino Clarín, embora o governo da Argentina não revele, diferentes setores militares e diplomáticos informaram que o submarino está incomodando, principalmente devido ao desaparecimento da ARA San Juan há pouco mais de um ano, com 44 tripulantes a bordo e sem nenhum orçamento no horizonte extra para o reequipamento militar.

Com a tragédia de ARA San Juan, hoje restam apenas dois navios para o país que já foi líder nesse desenvolvimento, segundo o “Clarín”.

E ele já está em contato com o mar! #Submarino #Riachuelo #MomentoHistórico #S40 #Tecnologia #PROSUB #MarinhadoBrasil #AmazôniaAzul pic.twitter.com/w8KI9g9iKy

— Marinha do Brasil (@marmilbr) 14 de dezembro de 2018

O Riachuelo Brasileiro foi lançado no Complexo Naval de Itaguí, próximo ao Rio de Janeiro. Serão feitos testes do porto por dois anos para avaliar sua estabilidade e flutuabilidade para então incorporá-lo à frota de submarinos. O tipo Scorpene, pesa 1.800 toneladas, é equipado com torpedos e mísseis, e pode ser de até 70 dias submerso a 300 metros de profundidade.

A construção do Riachuelo inclui transferência de tecnologia e cooperação militar por 6,7 bilhões de euros (aproximadamente US $ 7,6 bilhões). 250 engenheiros e técnicos da Marinha que receberam treinamento em Cherbourg (França) trabalham nos estaleiros brasileiros.

O #Submarino #Riachuelo é batizado por sua madrinha, a Primeira Dama Marcella Temer. #S40 #Tecnologia #PROSUB #MarinhadoBrasil #AmazôniaAzul pic.twitter.com/ZkpqYzv9NH

— Marinha do Brasil (@marmilbr) 14 de dezembro de 2018

(Com informações do portal Clarín)

MAIS ACESSADAS