Moradores que vivem próximos a barragens localizadas em Nova Lima e Ouro Preto, em Belo Horizonte, serão retirados de suas casas, segundo comunicado emitido pela Vale nesta quarta-feira (20). As informações são do portal O Tempo.

#ValeInforma Por segurança, estamos fazendo a evacuação de cerca de 200 pessoas nesta área, que abrange 49 edificações, entre domicílios e estruturas de uso comercial na região de Macacos, a 25 quilômetros de Belo Horizonte.

— Vale no Brasil (@valenobrasil) 16 de fevereiro de 2019

De acordo com o tenente coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil Estadual, em Nova Lima, cerca de 75 pessoas estão sendo retiradas das áreas onde estão cinco barragens: Vargem Grande, Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo.

"Vale informa sobre continuidade do descomissionamento de barragens a montante

Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2019 A Vale S.A. ("Vale") informa que, dando continuidade ao processo de descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, anunciado em 4 de fevereiro no Fato Relevante "Vale informa sobre decisão de paralisação temporária das operações do Complexo de Vargem Grande", nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, a Vale coordenará com as autoridades a realocação das pessoas situadas na Zona de Autossalvamento ("ZAS") da referida barragem.

A Vale informa, também, que iniciou a preparação para a realocação das pessoas nas ZAS associadas ao descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale conforme o plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante "Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante" do dia 29 de janeiro. Estas quatro barragens inativas estão localizadas no entorno da mina de Fábrica, cuja produção será mantida através do processamento a seco, com um impacto estimado de perda de aproximadamente 3 Mtpa em 2019. No total, cerca de 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens devem deixar suas casas hoje de forma ordenada. "

Leia também:

(Com informações do portal O Tempo)

MAIS ACESSADAS