Lançada oficialmente no último dia 30 de setembro pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Círio 2019 já iniciou suas atividades. Este ano, o tema escolhido foi: “Maria, Mãe da Igreja, pelo caminho da educação, guia as crianças e os adolescentes, afastando-os da violência e toda forma de exploração!”.

A campanha, que foi apresentada ao Arcebispo Metropolitano de Belém, em julho de 2019, começou a ser pensada desde o início do ano, conta a desembargadora, gestora nacional e coordenadora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8, Zuíla Dutra. “Nosso envolvimento e os preparativos para essa campanha do Círio começou ainda no mês de março, quando foram pensados os materiais de divulgação, a escolha da frase, assim como as oficinas e cursos que seriam ministrados acerca do tema”, disse.

A parceria junto à Diretoria da Festa se deu ainda no ano de 2014 e, desde então, o lançamento oficial é realizado em um momento muito especial para todas as pessoas que trabalham no tribunal, que é quando recebem a visita da Imagem Peregrina na sede.

A desembargadora diz que o objetivo da campanha é de conscientização da sociedade. Para isso, faixas, outdoors, panfletos e outras peças publicitárias com a arte e o tema escolhido estarão espalhados pela Região Metropolitana de Belém.

No dia 11 de outubro, quando será realizado o translado Belém - Ananindeua, alunos de escolas da rede pública de ensino vão ocupar a frente de escolas, igrejas e instituições. Todos estarão vestindo a camisa da ação e segurando um livro como forma de representar a importância da educação. “A população precisa tomar consciência e saber do mal que é causado nas crianças quando são expostas ao trabalho precocemente. Sabemos e temos exemplos de que somente a educação contribuiu para o desenvolvimento saudável de um país”, afirma a gestora do programa.

Todo material da campanha terá a arte impressa de um catavento de cinco pontas (símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil) e a personagem Maria, criada para uma série de vídeos institucionais do TRT8. A desembargadora Zuía Dutra ressalta que, em 2018, devido ao grande êxito da ação e dos resultados obtidos na parceria do TRT8 com a Igreja católica, a campanha do Círio foi incluída como ação oficial da Justiça do Trabalho. “A comissão está completamente envolvida com esse único objetivo. Mostrar que o cuidado e o amor pelas crianças é o que nos move, e acreditamos que juntos vamos frear essa prática”, diz.

Campanha do Círio de combate ao trabalho infantil já começou
📷 |
Foto:

MAIS ACESSADAS