A prática religiosa é um ato antigo e existente em diversas culturas, podendo ser expressa por seus devotos em símbolos que representam a crença em algo maior e transcendente. Os acessórios feitos com metais, como ouro e prata, além de pedras preciosas, carregam simbologia de fé, isto é, são as chamadas joias religiosas, tema da palestra on-line que será ministrada, amanhã, às 15h, pela professora Rosângela Gouvêa, no YouTube.
O encontro marca a abertura das atividades formativas do Programa Polo Joalheiro, que este ano serão em formato virtual. “São 11 anos que eu ministro um dos workshops para a elaboração da ‘Coleção do Círio’, e essa palestra será uma introdução ao workshop, para as pessoas entenderem esse contexto e o uso desses objetos que têm muitos significados, mostrando que tem o lado social da joia e como transportar o símbolo religioso para uma peça”, explica Rosângela.
Ainda de acordo com ela, as joias religiosas trazem significados de adoração a entidades superiores e representam proteção contra as energias negativas, além de comunicar a fé de um indivíduo, seguindo uma tradição milenar, antes mesmo da era cristã. “Com o passar dos séculos, símbolos foram relacionados às religiões, criando uma forma mais fácil de identificação dos fiéis”, aponta. Ela destaca ainda como expressar a religiosidade por meio das joias também pode vir de uma herança familiar ou se tornar um presente especial.
Leia mais:
Artista paraense faz rifa de obra para poder comprar computador
Betty Boop completa 90 anos em plena forma
Na abertura do encontro, a professora fala sobre o simbolismo e as práticas religiosas expressas pelas joias de outras culturas. “Todas elas oferecem elementos simbólicos para a criação de peças que professam a fé e também são amuletos de proteção. Vou trabalhar alguns elementos de outras religiões que servem como referência para criação de objetos de adorno, para então chegar nas joias católicas”, adianta.
A palestra faz parte da agenda de capacitação do Programa Polo Joalheiro do Pará, promovido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia. Em razão da pandemia, as ações de capacitação profissional serão virtuais, e ao longo das próximas semanas está prevista a realização de palestras sobre gemas, artesanato do Círio e moda, destinadas aos novos criadores e profissionais dos setores criativos. Todas as atividades formativas são gratuitas, realizadas com inscrição prévia e emissão de certificado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar