Quem visitou na tarde de ontem o Parque Urbano Belém Porto Futuro deparou-se com uma série de barquinhos de miriti, muito coloridos, no lago central do local. Os objetos integram a “Estação 2: Porto dos Miritis”, uma exposição de elementos que rementem ao Círio de Nazaré e fazem parte da programação do Preamar da Fé, realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), iniciada na última sexta-feira (02).
Clima de Círio no ar e muitas homenagens
A exposição despertou a atenção do autônomo Fernando Silva, 42, que acompanhava a filha no local e aproveitava para fotografá-la próximo aos barcos. “Quando tem uma novidade na cidade, consequentemente isso atrai nossos olhares. Essa exposição é interessante, pois, independente de religião, precisamos de espaços que nos tragam riquezas culturais”.
Clima do Círio já envolve o público no Parque Belém Porto Futuro
A instalação conta com 20 canoas, 50 pássaros e 100 objetos de miriti confeccionados por artesãos de Abaetetuba e foi montada às margens e no lago central do Porto Futuro. A exposição tem como referencial uma leitura das embarcações situadas nas áreas ribeirinhas da região amazônica.
IMPORTÂNCIA
Houve ainda quem estivesse visitando o parque pela primeira vez e ressaltado a importância do projeto para este mês em que se comemora o Círio de Nazaré. É o caso do pintor Tarso Antônio, 37. “Vim com a minha filha, que queria conhecer o local, já que é recém-inaugurado, e nos sentimos privilegiados, pois temos aqui uma representatividade do Círio, os barquinhos, a imagem de Nossa Senhora e outros objetos que nos trazem essa lembrança”.
Quem também se sentiu agraciada foi a gerente Jéssica Cerqueira, 28. “Não tinha conhecimento da exposição e achei muito significativa, pois nos traz uma sensação de aconchego pelo Círio, que é uma data muito especial para os paraenses”.
Estação realiza exposição
Na quinta-feira (01), foi aberto para visitação o Projeto “Círio na Estação 2020”, no Armazém 3 da Estação das Docas, promovido pela Organização Social Pará 2000, que administra o local, e a Diretoria da Festa de Nazaré.
O projeto conta com uma variada programação, que seguirá até o dia 30 de outubro, das 10h às 22h, com entrada gratuita, contendo mini arraial, exposições, missas e apresentações culturais. Ontem (04), o espaço recebeu uma grande quantidade de visitantes atentos aos símbolos que remetem ao Círio, dentre eles, a berlinda e imagem de Nossa Senhora (não oficiais), os mantos, a corda e o carro de promessas, utilizados em anos anteriores.
Para a doméstica Michelly Korina, 40, a exposição é uma forma de trazer as lembranças do Círio aos paraenses. “Esta exposição é uma ótima opção para nos aproximarmos ainda mais do Círio e de toda a sua história”.
Além dos símbolos da Festa de Nazaré, os visitantes poderão apreciar 26 fotografias que retratam a essência de outubro e das procissões que compõem a quadra nazarena, sob o olhar cuidadoso do fotógrafo Bob Menezes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar