A maior procissão católica do mundo, o Círio de Nazaré, foi reinventada neste ano para manter a segurança da população em meio à pandemia da Covid-19. Da mesma forma, as homenagens tradicionais realizadas pelo Banco da Amazônia, desde o ano de 1994, foram repensadas para obedecer aos protocolos de saúde vigentes, e saudar, com igual intensidade, a grande festa do povo paraense.
As peregrinações que ocorrem nas unidades de Castanhal e Região Metropolitana de Belém, por exemplo, estão sendo realizadas desde o último dia 4 de setembro. No entanto, empregados em situação de risco foram orientados a não participarem da programação. Além disso, está foi mantido o distanciamento entre os presentes, com as cerimônias ocorrendo com tempo reduzido.
Já a tradicional visita da Imagem Peregrina seguiu na programação oficial do Círio 2020 do Banco da Amazônia. Ocorrida no último dia 8 de outubro, às 8h30, a recepção e a missa foram realizadas no auditório Rio Amazonas, localizado na sede da Instituição. A diferença deste ano é que o local foii preparado para receber somente um terço de sua capacidade.
"É um ano atípico, a gente tomou todos os cuidados. As unidades do Banco da Grande Belém e castanhal não ficaram com a mesma quantidade de pessoas. A celebração foi reduzida em cerca de 15 minutos, mas permanecendo a tradição da visita da Imagem Peregrina ao Banco. Dia oito recebemos a imagem aqui. Fizemos uma missa mais curta, de cerca de 45 minutos, com 150 a 180 pessoas no auditório", informou Valdecir Tose, presidente do Banco da Amazônia.
HOMENAGEM
O Banco também lançou a campanha “Em cada coração, uma berlinda”, cujo conceito traduz a ideia de que, apesar de não ocorrerem as procissões este ano, tudo que a festa simboliza continuará existindo nas igrejas, nos lares e dentro do coração de cada paraense, irradiando amor e fé por Nossa Senhora de Nazaré. Um dos resultados dessa campanha foi a criação de um comercial cuja narrativa relata uma pequena fábula sobre uma conversa entre a Mãe e seu Filho, às margens de um igarapé, como forma de acalentar o coração de todos àqueles que viverão um Círio diferente, mas não menos emocionante.
EXPOSIÇÃO
Um dos pontos altos foi a abertura da exposição "Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré", do curador Afonso Gallindo, que tem artistas locais como as artesãs Andrea Fiúsa, Telma Grisólia, Conceição Mainiere e Andrea Ferreira.
A mostra reúne obras que prepararam quatro séries de símbolos e imagens da padroeira, a partir de suas experimentações artísticas. A visitação à exposição ocorrerá até 19 de novembro, de 10h às 16h.
PÉTALAS DE ROSAS
Outro momento marcante da programação alusiva ao Círio que será mantido pelo Banco é o lançamento de pétalas de rosas por ocasião da visita da Imagem Peregrina na sede do Banco, no sábado, que seria a Trasladação, e no Domingo do Círio. As pétalas serão jogadas no horário em que a Berlinda de Nossa Senhora costuma passar em frente à sede do Banco da Amazônia: aproximadamente às 19h30 do sábado e às 9h30 de domingo.
TELÃO DE LED
Além das programações tradicionais, este ano contou com duas novidades: a disposição de um telão de led em frente ao banco, onde serão exibidas imagens de procissões anteriores; e projeções de vídeo mapping na lateral do prédio da instituição com imagens de Círios passados, que representam a lembrança de estar junto, neste período da festa nazarena.
Localizada em um lugar privilegiado da Presidente Vargas, uma das principais avenidas por onde passam as procissões do Círio, a sede do banco foi preparada para ofertar aos que passarem pelo prédio momentos de contemplação e de muita emoção com as imagens que serão apresentadas.
"Um telão na lateral do prédio do Basa na Presidente Vargas vai projetar imagens de círios anteriores com música no sábado e no domingo. Será cerca de uma semana de homenagens", ressalta Valdecir.
AÇÃO SOCIAL CONTINUA
Outras programações já conhecidas no calendário de homenagens do Banco precisaram ser substituídas. Uma delas foi o jantar de adesão do Círio, momento em que centenas de empregados, clientes e parceiros da Instituição compravam entradas para o evento e o valor arrecadado era destinado às obras da Arquidiocese de Belém. O evento deu lugar ao apoio à Feijoada do Papai, uma promoção da Diretoria da Festa de Nazaré, cuja arrecadação se destina igualmente a ações sociais da igreja. O apoio do Banco também está sendo dado para a cerimônia de apresentação do manto da Santa.
Outra forma encontrada para homenagear a maior festa religiosa e cultural do Norte veio com a permissão concedida ao Banco da Amazônia para utilização da marca oficial do Círio nos materiais institucionais alusivos ao evento: cartazes, camisas e máscaras ganharam a marca oficial da festa, sendo que as máscaras também serão distribuídas ao público que passar na frente do Banco durante o sábado (10) e domingo (11), dias em que seriam realizadas a trasladação e a procissão do Círio de Nazaré.
Ocorreu também a distribuição de máscaras hoje, sexta-feira (9), para os devotos que se encontraram na Basílica de Nazaré.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
A parte da programação cultural que o Banco sempre realiza, durante a Trasladação e o Domingo do Círio, está assegurada com o patrocínio de uma live do grupo AMA, conjunto que já faz parte das apresentações promovidas pelo Banco durante as procissões.
Já a live “Foi tudo culpa do amor”, de Mahrco Monteiro, ocorrerá no domingo do Círio (11), direto do Parque do Utinga, às 19 horas, com transmissão ao vivo pela TV Cultura e redes sociais do cantor (@mahrcomonteiro). Tendo como convidados especiais os cantores Nilson Chaves e Lucinha Bastos, Mahrco Monteiro abrirá a live com músicas marianas, seguida de apresentação de parte do famoso show Trilogia que realiza com Nilson Chaves e Lucinha Bastos, finalizando com bregas nacionais e regionais, demonstrando o ecletismo sonoro que pontua a carreira musical do cantor
Ainda no campo artístico-cultural, o Banco da Amazônia patrocinará o CD e DVD “Duetos em Romaria”, do artista Guto Risuenho.
Sobre a importância de manter a programação, mesmo com as várias adaptações, o presidente do Banco da Amazônia Valdecir Tose, relembra da importância mesmo em um momento tão difícil.
"O Banco quer contribuir para que o Círio não seja esquecido ou perdido no seu significado. A gente tem muito a dar graças, por mais que as pessoas vão fazer isso em casa, de forma diferenciada. Não vai ter os artistas, mas outras formas de homenagens", destacou.
Ao público interno da Instituição, o Banco está distribuindo máscaras, camisas e cartazes com temática alusiva ao Círio. Clientes também estão recebendo esses materiais. Todas as ações serão transmitidas pelas redes sociais do banco. Siga o Banco da Amazônia no Instagram, Twitter e Facebook.
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