O Círio de Nazaré, que envolve suas procissões pela Grande Belém, não vai ocorrer devido a pandemia da covid-19, mas os encontros tradicionais de grupos que se reúnem em casa ou em outros locais em homenagem à padroeira da cidade, nas chamadas Novenas para Nossa Senhora de Nazaré, têm se intensificado. As peregrinações fazem parte da programação religiosa anterior ao Círio, como uma forma de viver a devoção mariana, inclusive por pessoas de outras religiões.

No terreiro de umbanda Nangetu Mansú Masubando, que fica na travessa Pirajá, entre as avenidas Duque de Caxias e 25 de Setembro, no bairro do Marco, nesta terça-feira (28), foi dia de reunião em torno da Nossa Senhora. “Em nossa religião, Nazinha representa nossa Mãe Oxum, a quem atribuímos nossas conquistas e curas”, disse a mãe Mametu Nangetu, coordenadora.

A visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no terreiro foi organizada pelo servidor público Jairo Tapajós, que abençoou a imagem na Missa do Mandato, em agosto passado, para a peregrinação nos lares e grupos de pessoas. “É um trabalho de devoção à ‘Nazinha’, ainda mais que pelo segundo ano consecutivo não haverá o Círio de Nazaré. Por isso, encaro como missão levar a imagem, que foi abençoada pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio”, explicou Jairo.

Jairo leva imagem abençoada pelas peregrinações até às vésperas da procissão do Círio
📷 Jairo leva imagem abençoada pelas peregrinações até às vésperas da procissão do Círio |Antônio Melo
Imagem no terreiro de umbanda Nangetu Mansú Masubando.
📷 Imagem no terreiro de umbanda Nangetu Mansú Masubando. |Antônio Melo

Segundo o organizador, os pedidos de peregrinação da imagem abençoada têm sido constantes pelos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, o que ele pretende realizar até dois dias antes do Círio de Nazaré. “Desde o dia que foi abençoada até agora, já levei a imagem a pelos menos 40 lares e grupos de pessoas. Até a data que estipulei para realizar essas peregrinações, estou com a agenda lotada, que completarão mais de 100 visitações da imagem para nossos irmãos devotos”, completou Jairo Tapajós.

📷 |
No terreiro Nangetu, novena de Nossa Senhora foi celebrada por religiosos da umbanda Foto: Antônio Melo

MAIS ACESSADAS