O ano de 2021 será mais um ano atípico para os fiéis de Nossa Senhora de Nazaré. Devido à pandemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo o Círio de Nazaré não será realizado na forma tradicional.
Foi pensando nisso que o paraense e publicitário Hugo Tomkiwitz refez o trajeto da Trasladação como forma de agradecimento à Rainha dos paraenses por ter se restabelecido de um quadro de depressão. O projeto foi realizado na manhã desta segunda-feira, (4).
Hugo transformou a devoção à Santa em um momento de resgate da cultura do povo paraense. Ele saiu da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e foi até a Igreja da Sé, registrando elementos culturais que remetem à festa do Círio. O trajeto contou com a participação e apresentação de artistas locais que encenaram momentos em locais que marcam a romaria.
O trajeto iniciou com a apresentação da cantora Luu Sousa, que se apresentou em frente a Basílica. Logo em seguida foram feitas imagens na Avenida Nazaré com os barquinhos de miriti que ornam o lago do Tribunal de Contas do Estado, no conhecido Largo do Redondo. Ao chegar na Avenida Presidente Vargas, o registro foi começou a ser feito no túnel de mangueiras até chegar ao Bar do Parque, onde o ator Sid Manequim executou uma performance em alusão à Festa da Chiquita, que tradicionalmente ocorre após a passagem da Trasladação.
Ao chegar na Praça dos Estivadores, integrantes do grupo Arraial do Pavulagem fizeram uma apresentação relembrando músicas, danças e adereços da cultura popular utilizados no cortejo, que ocorre tradicionalmente na véspera do Círio. Já no complexo do Ver-o-Peso, foi a vez de, primeiramente, registrar o setor de ervas e cheiros do Pará. Quando o publicitário chegou na Pedra do Peixe, pôde apreciar e interagir com a apresentação de carimbó do Grupo Parananin.
Hugo e os dançarinos encenaram uma mini procissão utilizando uma corda cênica, que simboliza a força da união, até a frente da Catedral de Belém, onde foram recebidos pela imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A chegada à Igreja da Sé, com a imagem do publicitário com Santa nas mãos, foi um momento de satisfação para Hugo, pois conseguiu realizar a tão sonhada homenagem à Nazinha.
Segundo Hugo, refazer o percurso da procissão é uma forma de gratidão a Nossa Senhora de Nazaré, bem como reviver momentos da romaria que sempre estiveram presentes na sua vida.
"A trasladação é uma procissão que sempre marcou a minha vida, pois desde criança eu venho saudar a nossa mãezinha. E hoje eu resolvi reproduzir e documentar esse trajeto para agradecer à Virgem pela cura da depressão, que passei no início deste ano”, contou o publicitário.
Para desenvolver esse projeto de gratidão à Maria, Hugo contou com o apoio de diversos profissionais, que junto com ele recriaram um pouco dos elementos culturais, artísticos, históricos, geográficos e arquitetônicos que compõem a Trasladação.
“Quando decidi refazer essa procissão recebi o incentivo de diversas pessoas e agradeço imensamente a participação de todos que toparam fazer parte desse momento”, disse o publicitário.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar