Diversidade. Cultura. Celebração. Três palavras que formam os pilares da Festa da Chiquita. Considerada uma tradição para os belenenses, a festa profana é uma importante exaltação à diversidade e à cultura e acontece todos os anos nos sábados que antecedem o Círio de Nazaré.
Com 43 anos de tradição, a Festa da Chiquita foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, de acordo com a Lei n° 9.025, de 17 de março de 2020. O evento já foi palco de diversas apresentações e manifestações, sempre destacando artistas paraenses e a comunidade LGBTQIA+.
Imagem da Santinha nas ruas reacende a fé dos paraenses
“É uma festa para todos os povos! A Chiquita de todos os povos é uma corrente de amor contra o negacionismo e o preconceito”, disse Eloy Iglesias, artista paraense e principal atração do evento.
Em um formato diferenciado devido à pandemia, a Festa da Chiquita este ano será realizada em parceria com a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), no Memorial dos Povos. A programação começa às 15h e termina às 21h de sábado, 09 de outubro.
Para a segurança e saúde de todos, será obrigatório o uso de máscara durante todo o evento e haverá limite de lotação de até 200 pessoas.
Serviço
Festa da Chiquita 2021 Dia 9 de outubro, sábado, no Memorial dos Povos. Av. Governador José Malcher,... A partir de 15h. Uso obrigatório de máscaras.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar