A maior festa religiosa do país, o Círio de Nazaré já está na fase de preparativos, onde envolve dois importantes movimentos que farão ajustes em um item que liga os romeiros a padroeira dos paraenses.
Será realizado neste domingo (28), o treinamento direcionado para as equipes de serviço da Trasladação e do Círio, além da inspeção das estações da corda que conduz à berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
As estações vão passar por revisão por equipes da Diretoria da Festa e Guarda de Nazaré, que irão realizar inspeções antes da chegada da corda, que ocorre em setembro. Outro momento do treinamento será as atividades que grupos vão treinar situações que podem ocorrer durante as procissões.
“Treinamento é feito para capacitar guardas que vão participar do Círio, mas também as outras estações. Além de aguardar número maior este ano, a gente tem muitos novatos e precisa capacitar. São treinamentos que ocorre em várias situações. Temos que treinar essa passagem que exige rapidez, preparo e concentração”, avalia o diretor de procissões da Guarda de Nazaré, Guilherme Azevedo.
Para Guilherme, a grande procissão do segundo domingo de outubro estima-se um número maior de fiéis, uma vez que a programação tradicional retorna após dois anos, devido a pandemia da covid-19.
“Esperamos um aumento considerável de até 30% no número de romeiros, com certeza terá mais gente na rua, pagando promessa. A Guarda de Nazaré faz adorações, reuniões de evangelização para preparar os membros, tanto na parte física quanto espiritual”, coloca.
Guarda de Nazaré recebe novos membros para o Círio
Se para os romeiros, a expectativa é maior, imagina para quem trabalha na festa de Nazaré todo ano e que sabe que este ano será diferente dos últimos dois anos. “Não existe um Círio igual a outro. Dois anos sem Círio e a expectativa é maior, participação de pessoas que vão agradecer e lembrar de parentes falecidos”, finaliza.
O processo de treinamento será a partir das 8h da manhã no estacionamento da Basílica Santuário de Nazaré.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar