A quase um mês para o Círio de Nazaré, a cidade de Belém aguarda com expectativa para a programação tradicional que volta depois de dois anos, onde muitos devotos querem estar próximo do principal ícone da festa.
Achada pelo caboclo Plácido em 1700, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré que fica no “Glória” da Basílica Santuário de Nazaré desce na véspera do Círio para ficar perto dos fiéis, mas há 30 anos, ela teve seu último contato com as ruas da cidade de Belém.
Casa de Plácido recebe doações para o Círio
O fato se deu em 1992, quando houve a edição do Círio 200 da festa de Nazaré. A imagem de 28 centímetros tinha deixado a Basílica Santuário apenas duas vezes desde então: o congresso eucarístico sediado em Belém, nos anos 50 e a visita do Papa João Paulo II a capital paraense, em 1980.
Naquele ano, o trajeto da romaria do segundo domingo de outubro foi a mesma dos dias atuais, com a berlinda decorada nas cores branca, amarela e vermelha, além do manto da virgem usada devidamente para os festejos do Círio 200.
Para segurança da imagem, a peça foi substituída pela imagem peregrina que sai atualmente as ruas depois de ser encomendada pelo pároco da Basílica de Nazaré na época, padre Luciano Brambilla ao escultor Giacomo Mussner.
Nesta quinta-feira (8), se celebra o dia municipal de Nossa Senhora de Nazaré, em alusão a primeira edição do Círio de Nazaré, em 1793.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar