A semana do Círio de Nazaré mobiliza devotos e romeiros de várias partes do mundo, e nem mesmo o mais alto cargo da Igreja Católica não é contagiado por essa emoção.
O Papa Francisco enviou uma carta ao povo do Pará nesta segunda-feira (2), falando sobre as celebrações da festa de Nazaré, que terá início na terça-feira (3), com o seu ponto alto no domingo (9), dia da romaria do Círio.
Na carta, o sumo pontífice recorda o papel de Maria, Mãe e Mestra, de acordo com o trecho do evangelho de São Lucas. “Ela nos ajude a guardas e meditar tudo, sem medo das provações, na jubilosa certeza de que o Senhor é fiel e sabe transformar as cruzes em ressureições”.
O Papa envia orações aos romeiros que estarão em Belém no próximo final de semana, assim como o representante do Vaticano do Brasil, o núncio apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro.
Papa Francisco já teve reforçou sua relação com o Círio de Nazaré em pelo menos três ocasiões: a primeira em 2013, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Brasil; a segunda em 2018 quando a Guarda de Nazaré enviou presentes ao Papa e em 2019, quando o governador Helder Barbalho encontrou com Francisco e reforçou o convite para a Festa de Nazaré.
A quadra nazarena começa oficialmente amanhã e vai até o dia 24 de outubro.
VEJA A CARTA NA ÍNTEGRA
Mensagem do Papa: Excelência Reverendíssima,
Transmito mensagem do Papa Francisco em ocasião da celebração do Círio de Nazaré em Belém:
Excelentíssimo e Reverendíssimo
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará
Por ocasião do Ducentésimo Trigésimo Círio de Nazaré,
No dia 9 de outubro, o Santo Padre deseja unir-se à filial devoção dos fiéis que recorrem à Nossa Senhora de Nazaré, colocando sob o seu manto amoroso e sua materna proteção as intenções que trazem no coração.
Com o olhar voltado para a padroeira da Arquidiocese de Belém do Pará e Rainha da Amazônia, o Papa Francisco recorda a todos que “Maria guardava todas as coisas, meditando-as no seu coração” (Cf. Lc 2, 19), e ao mesmo tempo suplica que, como Mãe e Mestra, “Ela nos ajude a guardar e meditar tudo, sem ter medo das provações, na Jubilosa certeza de que o Senhor é fiel e sabe transformar as cruzes em ressurreições” (Homilia, 1º de janeiro de 2022).
Sua Santidade implora à Virgem Mãe amorosa que interceda junto a seu filho a fim de que sejam derramadas abundantes graças sobre o povo paraense e brasileiro, que auxiliem a todos e a cada um na vivência do evangelho. E, como penhor destes votos, o Santo Padre de bom grado lhes concede a Bênção Apostólica, pedindo igualmente que não deixem de rezar por ele.
Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado
Me uno na oração com o Povo de Deus confiado ao seu zelo pastoral
Dom Giambattista Diquattro
Núncio Apostólico no Brasil
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar