O segundo domingo de outubro é uma data emblemática para os paraenses com a realização do Círio de Nazaré, cuja romaria é realizada ao longo de quase quatro quilômetros. Mas o caminho pelo qual os romeiros percurrem atualmente em louvor à Nosa Senhora de Nazaré nem sempre foi o mesmo. .
O atual trajeto da grande procissão em homenagem à Virgem de Nazaré em Belém do Pará teve poucas mudanças ao longo do tempo, como por exemplo, o primeiro Círio da história, em 1793.
Segundo a historiadora Mízar Bonna, pouco mudou do trajeto atual para a tarde do dia 8 de setembro de 1793, quando a imagem achada pelo caboclo Plácido Souza encontrou a imagem.
“A procissão saiu do Palácio do Governo e percorreu a Rua da Praia; Igarapé do Piri, Largo da Pólvora, Presidente Vargas e a Estrada do Maranhão até chegar à ermida, local aonde hoje fica a Basílica de Nazaré”, afirma.
Atualmente, o Círio teria o trecho da Avenida Assis de Vasconcelos incluída ao perímetro da romaria, no trecho da Marechal Hermes até a Praça da República, depois subiria a Oswaldo Cruz para pegar a Avenida Presidente Vargas e seguiria pela Avenida Nazaré.
A última vez em que o Círio sofreu trajeto diferente aconteceu em 2002, por conta de um incêndio no centro comercial a menos de uma hora da procissão, o que fez com que a berlinda pudesse ser conduzida pelas ruas João Alfredo e Frutuoso Guimarães.
COMO FOI O TRAJETO EM 1793 nos dias atuais.
- Capela do Palácio do Governo (Saída)
- Rua da Praia (Av. Portugal)
- Igarapé do Piri (Boulevard Castilhos França)
- Assis de Vasconcelos
- Largo da Pólvora (Praça da República)
- Avenida Presidente Vargas
- Estrada do Maranhão (Av. Nazaré).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar