O Círio de Nazaré é amplamente reconhecido como a maior manifestação de fé e devoção do povo paraense, uma tradição enraizada em Belém do Pará e realizada sempre no segundo domingo de outubro. Mas você já se perguntou de onde vem a origem e o significado da palavra "Círio"? Neste Círio de Nazaré 2023, o DOL traz um esclarecimento sobre esse ponto.
Para quem não sabe, a etimologia da palavra "Círio" nos leva ao latim "cereus", que significa uma vela de cera de grande porte. Em Portugal, os círios representavam pessoas que se uniam em romaria para visitar o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Com o tempo, as velas de cera, ou círios, levados pelos romeiros nessas peregrinações passaram a ser a própria denominação da romaria.
É importante recordar que o Círio de Nazaré é mais do que um evento de fé, é um momento de evangelização e uma expressão da devoção à Virgem Maria, alinhando-se com a visão de uma Igreja "em saída" tão enfatizada pelo Papa Francisco.
Leia mais:
Guarda de Nazaré prepara esquema de segurança do Círio 2023
Corda do Círio ficará em exposição na Estação das Docas
Nas peregrinações da Imagem e em cada momento do Círio (traslados, peregrinações, romarias, encontros celebrativos), a Igreja se integra à cultura, religiosidade e identidade paraense. Com essas fundações estabelecidas, podemos então contemplar o Círio de Nazaré desde suas origens, desde o achado da imagem até o início dessa bela devoção.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar