O espírito do Círio já envolve os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, por meio dos tradicionais encontros de familiares e amigos para receber réplicas de imagens da padroeira dos paraenses. A ação é alusiva à Missa do Mandato, celebração realizada na Basílica Santuário, onde fiéis levam suas imagens para serem abençoadas e, simbolicamente, aptas para serem usadas nas peregrinações ou novenas em grupos, como forma de viver a maior festa católica do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
- Coral Schola Cantorum: tradição que faz parte do Círio
- Círio de Nazaré: veja os cuidados com a rede elétrica
- Parque de Nazaré passará por vistoria do Corpo de Bombeiros
A comunidade da Paróquia Santuário São Judas é um dos grupos que realizam peregrinações, há 10 anos e que mobiliza os devotos a receberem a imagem. “Desde o dia da Missa do Mandato, quando abençoei minha imagem, os pedidos para as peregrinações começaram. Serão 27 visitas em residências de pessoas devotas de nossa padroeira, que iremos promover por muitos anos”, disse Tiago Pereira, organizador.
A família da pedagoga Telma Faro é uma das que solicitam a visita da imagem em sua residência, que fica na passagem Santa Ana, no bairro da Condor, em Belém. Além do Círio, o aniversário de 87 anos da matriarca Alzira Faro foi outra motivação especial. “Desde que o Tiago começou a abençoar a imagem dele na Missa do Mandato, pedimos a visita. Duas motivações especiais, viver a festa do paraense que é o Círio e comemorar o aniversário da minha mãe que é devota de Nazinha”, declarou a pedagoga.
A mesma devoção é vivida na peregrinação na residência da devota Doraci Santos, que fica na vila MarcílioDias, no bairro do Jurunas. No imóvel, inúmeros devotos reunidos declamam orações, cantos e passagens bíblicas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. “São 20 anos que realizamos esse momento, que é de fé e que enche nosso coração de ansiedade para que o Círio chegue logo para que possamos prestar nossa devoção em procissão”, disse Doraci Santos.
A tradição de peregrinações não se limita à residência de Doraci Santos, mas a todas as famílias católicas da vila Marcílio Dias. “Estamos realizando essas peregrinações desde o dia 1° de setembro, e vai até o dia 5 de outubro, para poder atender a todas as famílias que solicitam a visita de Nossa imagem abençoada. Estamos todos envolvidos nessas peregrinações, porque realmente já é Círio”, declarou Margarida Santos, uma das organizadoras das peregrinações.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar