A Basílica Santuário de Nazaré recebe um grande número de romeiros na época do Círio e na fachada, um detalhe chama atenção de quem visita o local: quem faz parte do painel que ocupa a parte superior da igreja.
O templo completa 100 anos de sua elevação para Basílica e sua construção reuniu vários povos, de diferentes classes sociais que se tornaram importantes na devoção, com a paisagem da floresta e do rio, tão presente na Amazônia.
Do lado esquerdo estão os índios, negros, mestiços e nativos das primeiras terras de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, em companhia de religiosos e dos jesuítas, percursores do processo de evangelização e de iniciar a devoção à Nossa Senhora de Nazaré.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Previsão do tempo: vai chover no Círio de Nazaré 2023?
- Belém terá ruas interditadas e desvios durante o Círio 2023
- Círio 2023 será aberto. Veja a programação
Do outro lado estão fidalgos lusitanos e autoridades como o navegador Francisco Caldeira Castelo Branco, fundador de Belém, Dom Bartolomeu Pilar, primeiro bispo da cidade, além do prefeito e governador da época. É possível notar também a presença de um padre representando a Ordem dos Barnabitas, que administra atualmente a Basílica Santuário de Nazaré.
Além da imagem de Nossa Senhora de Nazaré em destaque, também há imagem dos brasões de Portugal, do Brasil, de Belém e da Ordem dos Barnabitas. A peça foi feita na cidade de Veneza, na Itália e foi entregue durante a construção do Santuário.
Quer saber mais notícias? Acesse o canal do DOL no Whatsapp
Na parte superior ao mosaico, há dois anjos anunciando a boa nova, isto é, o evangelho e no meio uma cruz, em forma de mosaico, confeccionada a ouro lembrando Jesus Cristo.
O Círio 2023 é o ponto alto dos 100 anos do Santuário de Nazaré, que foi elevada a Basílica em 23 de julho de 1923, pelo então Papa Pio XI.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar