plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ 2023

Confira a programação da festividade do Círio de Nazaré

Belém é o ponto central da fé católica no segundo domingo de outrubro, quando devotos celebram do Círio de Nazaré 2023, percorrendo as ruas da cidade para homenagear Nossa Senhora de Nazaré

Imagem ilustrativa da notícia Confira a programação da festividade do Círio de Nazaré camera Círio de Nazaré 2023: a imagem foi retirada da berlinda pelo coordenador da Festa de Nazaré, Antônio Salame, e depois conduzida ao altar no centro da Praça Santuário. | Diego Backman/DOL

Fé, devoção, sacrifício, gratidão. Todos esses sentimentos lotaram as ruas de Belém desde a madrugada deste domingo (8), quando foi celebrado o Círio de Nazaré 2023, a maior manifestação católica do mundo.

Durante a noite de sábado (07) uma infinidade de fiéis chegaram à Catedral Metropolitana de Belém, a Catedral da Sé, onde foi realizada a missa do Círio às 6h. Logo depois, por volta das 7h20, foi iniciada a procissão, que percorreu cerca de 3,6 km até a Basílica Santuário, em Nazaré.

O traslado de uma das principais romarias do Círio de Nazaré foi cumprido relativamente rápido. O relógio marcava 11h40 quando a berlinda, cuja decoração foi inspirada na canção "Vós sois o lírio mimoso", entrou na Praça Santuário, encerrando a longa procissão.

Conteúdos relacionados:

Programação

Passadas as celebrações das primeiras horas do segundo domingo de outubro, aqueles que desejam desfrutar de uma programação cultural em Belém (PA) terão boas opções nos próximos dias. A começar pela visita à Imagem de Nossa Senhora de Nazaré que estará disponível nos próximos 15 dias no centro da Praça Santuário.

Outra exposição realizada com a temática do Círio é realizada em um shopping na avenida Visconde de Souza Franco, a Doca. Até o dia 22 de outubro e com entrada gratuito, visitantes e devotos de Nossa Senhora de Nazaré viverão uma experiência imersiva frente a elementos que remetem a maior festa católica do Brasil. Neste domingo, a visitação estará disponível de 13h às 21h. Saiba mais aqui!

O Arraial de Nazaré é mais uma programação que pode ser aproveitada neste domingo. São 19 brinquedos instalados bem no centro da cidade para os que buscam diversão e agitação. Além dos brinquedos de grande e médio porte, foram instalados também estandes de tiros, pescaria e uma vasta praça de alimentação.

É importante lembrar que o funcionamento de shoppings, espaços culturais, centros comerciais e órgãos públicos tiveram funcionamento alterado durante o domingo de Círio e, ao longo da quadra nazarena, funcionarão em horários diferenciados. Clique aqui para saber mais!

Acompanhe todos os detalhes do Círio 2023 na cobertura do DOL:

Ainda na madrugada, milhares de fiéis já se mobilizavam para chegar na Catedral Metropolitana para aguardar a saída da imagem peregrina. Além deles, diversos promesseiros faziam o trajeto da romaria, muitos de joelhos, para pagar promessas e agradecer por graças alcançadas.

A missa do Círio iniciou as 6h, na Catedral Metropolitanade Belém, sendo celebrada por Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém. Com duração de uma hora, a celebração antecede a saída da romaria em direção à Basílica Santuário.

Diego Beckman

Por volta das 7h20, com um pouco de atraso, a missa foi encerrada e a imagem peregrina foi conduzida para a berlinda que carregará Nossa Senhora até a Basílica Santuário, momento então que se inicia a principal romaria do Círio 2023.

Foi iniciada a 231ª romaria do Círio de Nazaré
📷 Foi iniciada a 231ª romaria do Círio de Nazaré |Diego Beckman

A romaria seguiu o rumo, passando pelo difícil trecho inicial até chegar na avenida Boulevard Castilhos França. Por volta das 8h foi realizado o atrelamento da corda do Círio, um dos mais importantes símbolos da procissão.

Aila Beatriz

A procissão seguiu pela avenida Boulevard Castilhos França, passando pela frente da Estação das Docas. A imagem segue dentro da berlinda enfeitada com cerca de 4 mil flores, entre orquídeas lilás, rosas e lírios.

Aila Beatriz

Durante o trajeto, Nossa Senhora recebeu diversas homenagens, inclusive com a tradicional celebração da cantora Fafá de Belém, que estava acompanhada de diversos convidados, como os atores Tiago Abravanel e Lucio Mauro Filho, a atriz Dira Paes e o jornalista Zeca Camargo, entre outros.

A romaria segue o caminho de fé pelas ruas de Belém
📷 A romaria segue o caminho de fé pelas ruas de Belém |Lana Oliveira
Um mar de gente se une em fé e devoção.
📷 Um mar de gente se une em fé e devoção. |Lana Oliveira

Por volta das 9h a berlinda com Nossa Senhora entrou na avenida Presidente Vargas. Assim como ocorreu na Trasladação, a procissão do Círio teve problemas com a corda, que acabou sendo rompida entre as estações 2 e 3.

Por volta das 9h40, a imagem peregrina já havia superado mais da metade do percurso e passava pela frente da praça da República. Pouco depois das 10h, berlinda já estava na avenida Nazaré, reta final da romaria do Círio.

A Berlinda passa pela praça da República.
📷 A Berlinda passa pela praça da República. |Diego Beckman

Antes da chegada da procissão, um acidente marcou a manhã. Nove pessoas caíram de uma arquibancada e uma delas precisou ser resgatada de ambulância pela avenida Nazaré.

Celso Rodrigues

Com a berlinda desatrelada da corda, a romaria acelerou e a imagem peregrina se aproximou da Praça Santuário com agilidade, cruzando o largo do redondo por volta das 11h15. Pouco depois, por volta das 11h40, a berlinda entrou na Praça Santuário, localizada em frente à Basílica de Nazaré, ponto final da procissão, encerrando principal romaria do Círio de Nazaré 2023.

Diego Backman/DOL

A imagem foi retirada da berlinda pelo coordenador da Festa de Nazaré, Antônio Salame, e depois conduzida ao altar no centro da Praça Santuário, onde ela ficará exposta por 15 dias, até o fim da quadra Nazarena. Com a romaria encerrada, uma missa foi realizada para os fiéis que acompanharam a procissão.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias