O Círio de Nazaré é reconhecido pelas manifestações de amor, de fé e e de devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Mas em 2023 o Círio também virou palco de manifestações políticas, já que bandeiras antiaborto foram vistas durante a Trasladação, no sábado (7).
No domingo (8), outras manifestações antiaborto também foram registradas na grande procissão, o que aumentou ainda mais a controvérsia e discussão sobre o uso destas bandeiras no Círio de Nazaré.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Maconha e aborto dividem opiniões entre os jovens no Brasil
- Veja imagens da noite da Trasladação do Círio 2023
As bandeiras teriam sido colocadas pela Guarda de Nazaré teriam o aval da Diretoria do Círio. O DOL solicitou posicionamento de ambas, mas até a noite desta terça-feira (10) não obteve respostas.
O surgimento dessas bandeiras no Círio de Nazaré não são mero acaso, na verdade são uma clara resposta as discussões políticas envolvendo a descriminalização do aborto. Desde o dia 22 de setembro, entrou em pauta no plenário virtual o julgamento da ação apresentada em 2017 pelo PSOL, que visa descriminalizar o aborto no Brasil.
Na data em questão, a ministra Rosa Weber votou a favor da descriminalização. No entanto, o ministro Barroso, presidente do STF atualmente, pediu destaque da pauta, fazendo com que a votação fosse adiada. A pauta da descriminalização seguirá para ser discutida também no Poder Legislativo.
Quer mais notícias sobre o Círio 2023? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Enquanto os Poderes ainda não decidiram sobre descriminalização do aborto, a pauta continua quente nas redes sociais, sobretudo em Belém, onde internautas seguem se discutindo sobre o surgimento de movimentos antiaborto no Círio de Nazaré.
Confira abaixo alguns comentários de internautas de Belém sobre o caso
A guarda da Santa, com permissão da organização do Círio botou umas bandeira "Não ao aborto" ao lado de cada indicação das estações da corda.
— Capetão Marvel (Victor, editor do @superliterario) (@victorogerio) October 8, 2023
Mas bandeiras “Não a pedofilia” eles não colocam e sabemos o porquê. pic.twitter.com/68P82YdLkt
O Círio e patrimônio imaterial brasileiro desde 2004. Não é da Igreja Católica, ela o organiza.
— Loro (@lorodadoca) October 8, 2023
O Círio pertence à população que vai as ruas na procissão e durante o seu festejo reforça laços de identidade e também religiosos.
Filha, o Círio se transformou em patrimônio cultural nosso, mas não deixa de ser uma festa CATÓLICA. Onde há os ritos da missa, os dogmas da igreja. Ela acaba sendo aberta porque é uma manifestação de fé, porém, é feita pela igreja católica, então sim, eles vão levantar bandeira
— Eevee (@eevolivee) October 9, 2023
Não é novidade pra ngm q a igreja católica é contra o aborto né, gente? Mas o Círio é um algo TÃO puro, um momento TÃO lindo e cheio de entrega e devoção pra Arquidiocese lançar essa bandeira gigante c essa abordagem tão pesada que é meio p tanto conflito que qnd vi fiquei até :/ pic.twitter.com/zQhTEqYuDr
— yá ❤️🩹 (@anjinhaloira_) October 9, 2023
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar