O Círio de Nazaré 2024 deve receber aproximadamente 89 mil turistas, um crescimento de 10,6% em comparação à edição anterior, que teve cerca de 80,5 mil turistas. Desse modo, R$189 milhões devem ser injetados na economia local, o que também representa um aumento de quase 13% em relação ao valor gasto médio total por turista no Círio 2023, mostra pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).
Considerando que o evento é um importante motor econômico e turístico, que fortalece setores como os de comércio, serviços, indústria e cultura, o departamento analisou o perfil dos turistas que visitam a capital paraense durante a festividade religiosa. Segundo o Dieese Pará, com base no Círio de Nazaré 2023, os principais estados de origem dos turistas foram: Maranhão, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Bahia, Recife, Minas Gerais e Piauí.
Conteúdos relacionados:
- Últimos dias de inscrição para voluntário da Cruz Vermelha
- Círio Fluvial 2024: veja as regras para participar
O supervisor técnico do Dieese Pará, Everson Costa, avalia que o Círio de Nazaré abre o calendário de grandes eventos no Pará neste segundo semestre do ano, diferente de outros estados que começam a movimentar a economia a partir da primeira parcela do 13º salário e Black Friday.
“É tudo para a capital paraense, porque você tem um aquecimento não só de setores como serviço e comércio, turismo, mas cresce também as oportunidades de postos de trabalho, a circulação de renda, então você tem uma injeção de recursos muito grande por conta do Círio de Nazaré”, afirma.
Everson Costa complementa que as contratações temporárias também se antecipam em Belém para dar conta da demanda nos setores de alimentação, comércio e serviços.
“Nos campos dos bares, restaurantes, hotelaria e transporte, as pessoas passam a olhar o Círio de Nazaré como uma oportunidade de fazer negócio e, automaticamente, dependendo dessa atividade você vai precisar de ajudante, de prestadores de serviços. Estamos falando de oportunidades temporárias que ocorrem no evento Círio e seguem pelo menos até o final do segundo semestre com as festas de fim de ano”, ressalta.
Quer saber mais notícias do Círio de Nazaré? Acesse nosso canal no Whatsapp
Pesquisa
- Além disso, cerca de 53,2% do público é masculino e 46,8% feminino.
- Já os locais mais visitados pelos turistas foram Basílica de Nazaré, Estação das Docas, Ver-o-Peso, Portal da Amazônia, Mangal das Garças, Museu de Arte, Polo Joalheiro e Museu Emílio Goeldi.
- Ainda de acordo com o Dieese Pará, a religiosidade, a hospitalidade, a gastronomia, as beleza naturais e a cultura foram considerados aspectos positivos na cidade pelos turistas.
- Porém, a pesquisa também aponta que a limpeza da cidade, o trânsito, a segurança, as informações e o transporte urbano são pontos que precisam melhorar em Belém durante o Círio, segundo os próprios turistas ouvidos na pesquisa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar