A chegada do Círio de Nazaré, em Belém, tem movimentado a capital com várias programações religiosas. A Catedral Metropolitana de Belém, por exemplo, se prepara essa semana para receber uma homenagem especial à padroeira dos paraenses.
Nesta quarta-feira (09), às 20h, o público poderá contemplar totalmente de graça um dos grandes clássicos da música mariana durante o mês do Círio 2024: a apresentação do Coro Carlos Gomes na Catedral de Belém, realizada com o apoio da Fundação Carlos Gomes e da Academia Paraense de Música.
Clássico do Círio
O público poderá conhecer a peça “Stabat Mater” do compositor Pergolesi, considerada um clássico importante no universo do canto lírico. Neste concerto, o Coro Carlos Carlos Gomes apresentará uma adaptação da obra feita por T. B. Pratt, no século XIX. A performance musical contará com a participação das solistas Thaina Souza (soprano), Liliana Virgínia (mezzo) e do pianista e organista, Paulo José Campos de Melo, sob regência da maestra Maria Antonia Jiménez.
A obra foi escrita originalmente em latim e será apresentada pelo Coro Carlos Gomes, com a tradução disponibilizada ao público durante o concerto. A peça “Stabat Matet” (com o significado “Estava a mãe”) é uma poesia de origem católica do século XIII, que trata sobre o sofrimento de Maria, mãe de Jesus, durante a crucificação.
Leia também:
- Romeiros se preparam para caminhada rumo à Basílica
- Belém recebe "Círio Iluminado" com programação gratuita
“Durante o evento, a plateia poderá identificar os diferentes temas da obra. É importante destacar que o Coro Carlos Gomes começou a fazer o concerto mariano há vinte anos como forma de participar da programação e homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Temos uma expectativa muito positiva para essa apresentação”, explica a professora do Instituto Estadual Carlos Gomes e maestra, Maria Antonia Jiménez.
SERVIÇO
Concerto mariano do Coro Carlos Gomes
Data: 09/10
Hora: 20h
Local: Catedral Metropolitana de Belém (Praça Dom Frei Caetano Brandão - Cidade Velha, Belém)
ENTRADA GRATUITA
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar