Realizado há 232 anos em Belém, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, marca a alta estação turística do Pará, por atrair a cada ano um maior número de visitantes em busca do turismo religioso.
Em 2024, a estimativa é que cerca de 89 mil turistas devem passar pela capital paraense para prestigiar o Círio, o que deve incrementar cerca de U$ 34,5 milhões de dólares, (cerca de R$ 189 milhões de reais de acordo com a cotação atual), na economia paraense.
Na capital paraense, restaurantes começam a sentir um aumento na movimentação de clientes. Belém recebe turistas nessa época do ano que buscam conhecer as regionalidades e as características da cultura local, principalmente na culinária. Por isso, os estabelecimentos investem em treinamentos, contratações e novidades no cardápio.
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De acordo com Mateus Ribeiro, gerente do Engenho, o calendário do segundo semestre possui diversas ações estratégicas que fazem o faturamento do restaurante aumentar alinhando isso com datas que normalmente já trazem um fluxo maior de pessoas. Em outubro a previsão é que as vendas aumentem 15% em relação ao mesmo mês do ano passado.
“Temos um 4º trimestre muito movimentado com Círio, seguido de Black Friday e Natal. Então, desde setembro já iniciamos a contratação de algumas pessoas fixas e temporárias para que possamos suprir essa demanda de movimento que se intensifica. Estamos muito animados com as vendas para esse segundo semestre”, conclui Mateus.
Para o Círio, o Engenho investiu em capacitação e ações com pratos que são a cara da festividade. Por exemplo, nas próximas duas sextas-feiras, dias 4 e 11, das 11h às 15h, e no domingo, 13, durante o jantar, o local vai oferecer o buffet livre de comida regional. Por um valor fixo de R$ 59,90, o público poderá comer à vontade pratos típicos como maniçoba, vatapá, arroz paraense, caruru, tacacá e outros que fazem parte das tradições de Círio.
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Vale destacar que no domingo do Círio dia 13, durante o jantar, além da comida regional, os clientes terão uma noite inteiramente imersa na cultura paraense, com música, carimbó e decoração com foco no estado.
“Oferecemos treinamento para os nossos colaboradores para eles atenderem cada vez melhor os nossos clientes. E lançamos essa ação que logo na primeira semana já se tornou um sucesso. As pessoas buscam comida regional, elas querem experimentar os sabores do Pará, e aqui elas encontram pratos de qualidade com um bom preço”, finaliza Mateus.
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