plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
Cirio Logo
HISTÓRIA E CULTURA

Museu do Círio completa 38 anos nesta quarta-feira (9)

O Museu do Círio completa 38 anos, celebrando a maior festa religiosa do mundo e a cultura paraense. Venha conhecer nosso acervo e exposições!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Museu do Círio completa 38 anos nesta quarta-feira (9) camera O museu do Círio abriga diversos artigos que lembram da devoção à virgem de Nazaré. | (Pedro Guerreiro/ Ag.Pará)

É Círio outra vez! E manter a memória de outras edições emocionantes da maior festa religiosa do mundo, é manter as tradições do povo paraenses vivas por gerações.

Nesta quarta-feira, 9, o Museu do Círio completa 38 anos. Administrado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o museu foi criado em 1986, idealizado pelo jornalista Carlos Roque. Inicialmente o equipamento foi sediado no subsolo da Basílica de Nazaré, mas desde 2002 foi transferido para o Complexo Feliz Lusitânia, onde funciona até os dias atuais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Construído para abrigar registros do Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, que ocorre há mais de 200 anos, o museu possui um acervo com 2 mil peças, que compõem 11 coleções. Os objetos vão desde representações de artigos religiosos, com arte sacra do século XIX, até artigos de ex-votos e a arte popular com as peças tradicionais em miriti.

“Como tudo que envolve a festa maior dos paraenses, onde o sagrado e o cultural se mesclam tão harmoniosamente, o museu do Círio traduz a experiência humana que vivemos há mais de 200 anos e que continua tão especial a cada novo outubro. A emoção que arrepia a pele, embarga a voz, os sons musicais ou apenas o ruído dos promesseiros que acompanham a procissão, a alegria das festas, do sorriso largo, dos encontros, e tudo isso em função da íntima e amorosa relação de Fé com Nossa Senhora de Nazaré. Como diz lindamente o poeta Vital Lima, outubros guardam histórias e no museu do Círio podemos vê-las.”. diz Márcia Yamada, diretora do Museu do Círio.

O Círio de Nazaré foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além disso, recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“O Círio é um universo, não caberia em museu algum do mundo, mas o Museu do Círio acata esse desafio e nos chama a ampliar nossos horizontes sobre nossa própria identidade, nosso povo. O museu também junta acervo para ser analisado antropologicamente, historicamente, politicamente e artisticamente.” Comenta Anselmo Paes, Coordenador de Documentação e Pesquisa do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), antropólogo e pesquisador de cultura material religiosa.

“Ele [Museu do Círio] é o mais paraense dos museus, pois celebra o espírito paraense ligado a essa grande força que é fé, mas também é festa, que é o Círio Nazaré, e que tem um impacto enorme na vida do paraense e o mais importante, o quanto desse acervo nos fala sobre as dores, os amores, as tristezas, mas também sobre os sonhos realizados de todo devoto de Nossa Senhora de Nazaré.” Conclui Anselmo.

Até o dia 26 de outubro o equipamento recebe a exposição imersiva “Círio de Sensações”, com entrada gratuita. A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Círio de Nazaré

    Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

    Últimas Notícias