Neste sábado (12), o povo paraense viveu momentos de muita emoção e fé na segunda maior procissão do Círio de Nazaré, em relação ao público presente, a Trasladação, que leva a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral de Belém ocorreu desde a primeira hora da noite.
Acompanhe ao vivo a transmissão da Trasladação pelo DOL:
A Trasladação, ou procissão de luz, tem expectativa de superar a estimativa de 2023, de um milhão e novecentos mil fiéis. Antes da saída da romaria, as 16h30, iniciou a missa celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, no altar instalado sobre um tablado em frente ao Colégio Gentil Bittencourt.
Com percurso de 3,700 Km, a Trasladação faz o sentido inverso do Círio, com chegada prevista para às 23h30. Diferente do que ocorre no Círio, o único carro que sai em procissão na Trasladação é a Berlinda – que conduz a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Este ano a decoração do andor é de Vando Nascimento.
Entre os fiéis que acompanham a romaria, está a jovem Gabriela Matias. A estudante de 21 anos luta contra um câncer renal medular, e acompanha a romaria em oração pela sua cura. Veja a entrevista de Lana Oliveira:
A Trasladação se iniciou às 18h, saindo do Colégio Gentil Bittencourt. A Santa segue pela av. Nazaré, no sentido à av. Presidente Vargas. A procissão segue no sentido inverso ao Círio, e deve terminar na Igreja da Sé, por volta das 23h30.
18h20: Berlinda segue pela av. Nazaré, passando a praça do CAN, próxima à av. Generalíssimo Deodoro.
19h: A Santa chegou ao Largo do Redondo, no cruzamento entre a av. Nazaré e a Travessa Quintino Bocaiúva.
19h25: Berlinda alcança a esquina da travessa Benjamin Constant.
19h55: Trasladação ultrapassa a Travessa Doutor Moraes, onde evangélicos da Assembleia de Deus fazem apoio a romeiros.
20h20: A Berlinda chega ao edifício Manoel Pinto da Silva e fará a curva na avenida Presidente Vargas, onde seguirá até a Boulevard Castilhos França
20h55: Nossa Senhora de Nazaré chega ao Banco da Amazônia (BASA), onde recebe a tradicional homenagem em frente ao banco.
21h10: A corda foi cortada entre o Núcleo da Cabeça e a Estação 5 em frente ao Banco do Estado do Pará (Banpará). O NC foi isolado, mas demais estações seguem. Veja imagens:
21h50: Após ultrapassar a metade do percurso, a Berlinda chega ao Banco do Brasil e recebe, mais uma vez, uma tradicional homenagem, ainda na Presidente Vargas
22h25: Nossa Senhora chega à frente da Estação das Docas, na Boulevard Castilhos França, e segue seu caminho com rapidez até o fim da Trasladação, na Igreja da Sé
22h35: Estações são desmembradas e corda é dividida entre romeiros no Ver-o-Peso.
22h55: Santa faz a curva na Pedra do Peixe e se aproxima do fim da procissão
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar