
Quando setembro chega ao fim, Belém começa a respirar o clima do Círio de Nazaré. A cidade se enche de expectativas, cores e preparativos para a maior manifestação de fé dos paraenses, que atrai milhares de romeiros e turistas do mundo todo. Mas, junto à emoção da festa, cresce também a preocupação com a segurança e o bom funcionamento dos serviços essenciais.
Para garantir que tudo ocorra em perfeita harmonia, a Equatorial Pará apresentou em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (24), um conjunto de ações especiais. O objetivo é assegurar energia elétrica de qualidade, orientações de prevenção e apoio social durante toda a quadra nazarena.
Leia mais:
- Alunos se preparam para conduzir os carros das promessas do Círio
- Círio de Nazaré 2025: veja os pontos de acolhida aos romeiros
- Círio 2025: cadastro para gratuidades das arquibancadas começa dia 11
Segundo Geraldo Fernandez, superintendente da Equatorial Pará, os preparativos começaram cedo e somam mais de R$ 5 milhões em investimentos. “O plano operacional da Equatorial Pará começa desde o início do ano. Este ano, temos um marco importante: 100% da rede que atende o circuito e as ruas adjacentes está renovada, com cabos mais modernos que garantem segurança e confiabilidade. Teremos cerca de 170 profissionais e mais de 40 equipes em pontos estratégicos para agir com rapidez e segurança em qualquer situação”, afirmou.

Para os dias 11 e 12 de outubro, quando ocorrem a Trasladação e a grande romaria, equipes estarão posicionadas em subestações estratégicas e ao longo de todo o percurso. A população é orientada a evitar serpentinas, papéis metalizados próximos aos fios, subir em árvores e a manter uma distância segura da rede elétrica.
Pedimos que, em caso de qualquer ocorrência na rede, a população entre em contato pelos nossos canais de atendimento para que possamos agir de forma adequada.
Geraldo Fernandez,Quer ler mais notícias sobre o Círio? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
A Equatorial também aposta na cultura. A analista de Responsabilidade Social, Michelle Miranda, apresentou as novidades do Círio Iluminado, que este ano será ampliado. “Teremos o Círio Iluminado de 6 a 19 de outubro, com mais de 60 shows de artistas regionais, como Gang do Eletro, Liah Soares e Carabao. Nossa roda gigante gratuita vai aumentar para 35 metros e a imagem de Nossa Senhora passará de 24 para 36 metros. Além disso, a feira terá 400 microempreendedores, o dobro do ano passado, todos com espaço gratuito para gerar renda e movimentar a economia local”, contou.

As oficinas de gastronomia e artes plásticas, já em andamento em cinco bairros de Belém, vão impactar mais de 300 pessoas até o fim de outubro. E o encerramento da festa contará com o espetáculo 'Cores, Sons e Sensações', um videomapping de 15 minutos projetado na fachada da Basílica Santuário, com intérprete de Libras e área reservada para pessoas com deficiência.
COMPROMISSO SOCIAL
O compromisso social se fortalece com a Operação Círio, em parceria com a Cruz Vermelha. A instituição receberá R$ 120 mil da Equatorial para estruturar a ação, que começa em 9 de outubro, com três postos de acolhimento na BR-316, oferecendo hidratação, lanche, atendimento médico e recarga de celular. Durante as procissões, 24 postos de atendimento estarão disponíveis em Belém. “A parceria com a Equatorial viabiliza um excelente atendimento. Cada posto médico terá enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e advogados para dar suporte à população”, explicou Isaías Skeet Júnior, representante da Cruz Vermelha.

Serviço
Voluntário da Cruz Vermelha
Quem deseja ser voluntário pode se inscrever até 27 de setembro, pelo link disponível na bio do Instagram da Cruz Vermelha Brasileira - Pará. Não é necessário ter formação em saúde. Basta ter 16 anos ou mais, autorização dos responsáveis (para menores) e vontade de ajudar. Todos os voluntários passarão por treinamento prévio.
Círio iluminado
O público pode prestigiar o Círio Iluminado de 6 a 19 de outubro, das 19h às 2h, na Praça Waldemar Henrique, com entrada gratuita.
Canais de atendimento da Equatorial Pará
Para informações, emergências ou comunicação de ocorrências na rede elétrica:
- WhatsApp: (91) 3217-8200
- Central de atendimento: 0800 091 0196
- Pessoas jurídicas (carga instalada acima de 75 kW): ligação gratuita para todo o Pará pelo 0800 280 3216


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar