
O sol ainda nem havia rompido o céu amazônico quando multidões já se amontoavam nas ruas de Belém, empunhando terços, fitas, flores e lágrimas. É o segundo domingo de outubro, o dia mais esperado do ano para milhões de fiéis: o Círio de Nazaré, uma explosão de fé, emoção e tradição que transforma a capital paraense em um verdadeiro "mar de gente".
Entre os milhares de romeiros, autoridades também se juntaram ao povo para prestar suas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré. Mais do que representações formais, o governador do Pará, Halder Barbalho e o Ministro das Cidades, Jader Filho, demonstraram manifestações genuínas de fé e pertencimento.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- CÍRIO 2025: Imagem Peregrina chega na Presidente Vargas
- A história da corda do Círio de Nazaré: fé e tradição que unem o povo paraense
- Cura do câncer, casa própria e mais: as promessas pagas no Círio de Nazaré
Ao lado da primeira-dama, Daniela Barbalho, o governador do Pará acompanhou a procissão, com emoção visível e palavras marcadas por fé e agradecimento. “Desde 1999 eu participo desse momento de fé. Fiz promessas, recebi graças e sigo caminhando pelas ruas de Belém como cidadão e devoto”, disse ele.
Para Helder Barbalho, o Círio representa um reencontro com Nossa Senhora de Nazaré e uma oportunidade para agradecer pelas bênçãos recebidas, mas também para pedir proteção para todos os paraenses. “Que Nossa Senhora de Nazaré continue abrindo seu manto sobre o nosso povo, protegendo cada lar, derramando bênçãos.”
O governador também destacou o impacto social e econômico da festa. Segundo ele, o Círio é mais do que fé, também desenvolvimento, emprego e renda. Com a proximidade da COP 30, que será realizada em Belém, a procissão também é uma vitrine para o mundo conhecer melhor o Pará. “O turismo religioso é uma das maiores forças econômicas do mundo. Exemplos como Fátima, o Vaticano e Aparecida mostram isso. Aqui, com nossa fé em Maria, temos a oportunidade de gerar empregos, movimentar o comércio, aquecer a economia e deixar uma impressão positiva para quem nos visita", explica ele.
O ministro das Cidades, Jader Filho, também acompanhou a celebração e se emocionou ao lembrar que participa do Círio todos os anos. “Cada edição tem uma emoção diferente. Enche o coração. Só tenho a agradecer à Nossa Senhora de Nazaré pelas bênçãos em minha vida e pedir que continue abençoando o povo do Pará e do Brasil", disse ele.
Para Jader Filho, o Círio é um símbolo de união e esperança. “É uma festa maravilhosa, que mostra a força da fé do nosso povo. Desejo a todos um feliz Círio de Nazaré, com muita paz e luz no caminho", finalizou.
O Círio 2025 reúne mais de dois milhões de fiéis pelas ruas da capital paraense. E, em meio à multidão, entre cordas, velas e promessas, fica a certeza: a fé em Nossa Senhora de Nazaré ultrapassa barreiras políticas, sociais e econômicas, tornando-se um patrimônio imaterial não só da humanidade, mas de cada coração que caminha com esperança.


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar