O Círio 2026 começa a ganhar forma com uma programação de preparação espiritual que reúne momentos de oração, formação e celebração em Belém. Entre sábado (22) e segunda-feira (24), a Diretoria da Festa de Nazaré promove a recitação das Mil Ave-Marias, a Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação e a Missa do Mandato.
As atividades fazem parte da preparação dos devotos para a grande festividade mariana e marcam o início das peregrinações que antecedem o Círio de Nazaré.
Mil Ave-Marias marca abertura da programação
No sábado (22), a tradicional recitação das Mil Ave-Marias será realizada na nova Cripta da Basílica Santuário de Nazaré, a partir das 8h. O momento será aberto com uma missa presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Júlio Endi Akamine, e deve seguir até aproximadamente 14h30.
A atividade será o primeiro evento realizado na Cripta após a reforma e entrega do espaço, ocorrida no dia 17 de agosto.

A dinâmica segue o modelo do Terço, mas, em vez de dezenas de dez Ave-Marias, serão rezados blocos de 50 Ave-Marias, em revezamento entre casais, integrantes da Guarda de Nazaré e convidados.
Cerca de 200 pessoas devem participar da programação, entre fiéis, representantes de comunidades católicas e devotos.
Segundo Jorge Xerfan, diretor de Evangelização da Festa de Nazaré, o momento de oração tem como objetivo pedir bênçãos, graças e conversões para a festividade deste ano.
Formação reúne dirigentes de peregrinação
No domingo (23), será realizada a Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação, a partir das 8h, na sede campestre da Assembleia Paraense.
O encontro é voltado aos voluntários que irão coordenar as peregrinações em casas e empresas de Belém durante a preparação para o Círio. Cerca de 2 mil participantes devem receber orientações sobre o uso do Livro das Peregrinações, os temas dos encontros e as comunidades que receberão as imagens da Virgem de Nazaré.
A formação será conduzida pelo padre João Paulo Dantas, orientador e revisor do Livro das Peregrinações. Ao final, haverá uma missa presidida por Dom Júlio Endi Akamine.
Missa do Mandato inicia oficialmente as peregrinações
Na segunda-feira (24), às 18h, a Basílica Santuário de Nazaré recebe a Missa do Mandato. A celebração será presidida pelo arcebispo de Belém e marcará oficialmente o início das peregrinações.
Durante a missa, as imagens de Nossa Senhora de Nazaré serão abençoadas e enviadas aos lares dos devotos. A celebração também representa o início da contagem regressiva para a grande festividade mariana.

Tradição das peregrinações
As peregrinações do Círio tiveram início em 1972, por iniciativa do padre Giovanni Incampo, então pároco da Basílica Santuário. Naquele ano, 300 imagens de Nossa Senhora de Nazaré foram distribuídas entre leigos da paróquia, que ficaram responsáveis por visitar aproximadamente 30 residências cada.
A iniciativa alcançou cerca de 9 mil casas já na primeira edição e, no ano seguinte, outras paróquias de Belém passaram a participar.
Em 1994, foi lançado o Livro das Peregrinações, utilizado como orientação para os encontros realizados nos meses que antecedem o Círio. Atualmente, a Diretoria da Festa de Nazaré estima que cerca de 120 mil residências sejam visitadas a cada edição.
Kits de Peregrinação
Os Kits de Peregrinação do Círio 2026 estarão disponíveis a partir do dia 24 de agosto na Loja Lírio Mimoso. A retirada será feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, mediante ofício assinado pelo pároco e agendamento prévio.
Cada kit custa R$ 48 e contém uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, 15 Livros de Peregrinação e 15 cartazes. A venda é destinada às paróquias.
Quer mais notícias sobre o Círio de Nazaré? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
O Livro das Peregrinações também estará disponível gratuitamente em formato PDF no site oficial do Círio e no aplicativo oficial da festividade.
Serviço
Recitação das Mil Ave-Marias
- Data: 22 de agosto
- Horário: 8h às 14h30
- Local: Cripta da Basílica Santuário de Nazaré
Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação
- Data: 23 de agosto
- Horário: 8h
- Local: Sede campestre da Assembleia Paraense
Missa do Mandato
- Data: 24 de agosto
- Horário: 18h
- Local: Basílica Santuário de Nazaré
Retirada dos Kits de Peregrinação
- Local: Loja Lírio Mimoso – Rua da Basílica, s/n, avenida Nossa Senhora de Nazaré
- Valor: R$ 48
- Contato: (91) 4009-8433
- E-mail: adm@liriomimoso.com.br / mailto:adm@liriomimoso.com.br
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar