plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
Cirio Logo
CÍRIO DE NAZARÉ

Berlinda e Manto levam cor e beleza pelas ruas

Neste domingo (09), quando os olhares estão voltados para a Rainha da Amazônia, todos querem estar próximos à Virgem de Nazaré para ver de perto a riqueza de detalhes que cerca a berlinda e o manto, tradicionais ícones do Círio.A berlinda foi introduzida

twitter Google News

Neste domingo (09), quando os olhares estão voltados para a Rainha da Amazônia, todos querem estar próximos à Virgem de Nazaré para ver de perto a riqueza de detalhes que cerca a berlinda e o manto, tradicionais ícones do Círio.

A berlinda foi introduzida na procissão no ano de 1855, e era rústica, puxada por animais. Apenas em 1880, o Bispo Dom Macedo Costa encomendou a prepararação de uma nova, nos moldes dos carros europeus, para que a imagem fosse conduzida sozinha.

Neste ano, as flores que ornamentam a Berlinda são rosas no tom chocolate, orquídeas do tipo "Chuva de ouro", minirosas e gérberas na cor rosa chá e cravos amarelos. As flores vieram das localidades de Ananindeua, Castanhal e da cidade de Holambra, interior paulista.

O manto que cobre a Virgem em 2011 expressa o tema "Fazei tudo o que Ele Vos disser" e retrata as peças confeccionadas na Itália pelo escultor Edoardo Ferrari, representados pelas colunas que, no presbitério da Basílica Santuário, recebem o Círio Pascal e a imagem da Virgem Santíssima. O trabalho de confecção ficou a encargo do estilista Jorge Bitencourt.

Após cinco meses de intenso trabalho, o povo paraense pode conferir o manto com tronco e folhas bordadas em canutilhos nas cores cobre, ouro e marrom, e acabamento com miçangas nacaradas. As flores são bordadas em cristais Swaroviski fúcsia e miçangas cor de vinho.

A parte posterior traz a imagem de uma ânfora de época, que simboliza a água que se transformou em vinho no primeiro milagre de Jesus nas Bodas de Canaã da Galiléia. No entorno, raios são feitos em strass nacarados e com cristais cor de rosa claro. O fundo da peça é feito de uma trama que imita a cestaria marajoara trabalhada em cristal pérola e miçangas claras.

Um broche circular fecha o manto. Com 4 cm, confeccionado em ouro maciço, traz esculpida a imagem do rosto do papa João Paulo II, pela sua grande devoção Mariana, no ano de sua beatificação. (DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Círio de Nazaré

    Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!