Este ano, cerca de 2 milhões de romeiros deverão conduzir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré na procissão do Círio, na manhã do próximo domingo (14), da Catedral da Sé até a Basílica Santuário. 

De acordo com um estudo feito pelo Dieese/PA sobre a trajetória das procissões e a participação dos romeiros e turistas no Círio de Nazaré, nos últimos 71 anos, houve um crescimento espetacular. Na década de 40 o número de romeiros no Círio ficou em torno de 120 mil e na década de 90 fechou com a participação de 1,5 milhão.

Nos últimos 10 anos, a média de participantes no Círio aumentou, mas de uma forma mais lenta,já as outras romarias o número de participantes dobrou no mesmo período.

ECONOMIA

Do ponto de vista da movimentação da Economia do Estado, as análises feitas pelo Dieese/PA mostram que o Círio contribui de forma expressiva, ao longo dos anos para a Economia do Estado do Pará.

O Círio movimenta praticamente todos os setores econômicos do Estado,com destaque para indústria, comércio e serviços.

Para o  Círio deste ano o DIEESE/PA juntamente com as Secretarias de Turismo, mostram que estão sendo esperados cerca de 76 mil turistas, com uma previsão de  gastos de  cerca  de  26 milhões de dólares. 

De acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré, o Círio de Nazaré 2012  é o mais caro da historia  com um custo estimado em cerca de R$ 2,6 milhões de reais. Além de Evangelizar  e proporcionar o aumento da fé, a procissão do Círio que é considerada a sexta maior romaria, também gera  riqueza  para o Estado.

O impacto estimado na Economia Paraense  com o Círio 2012  chegará em torno de R$ 850 milhões de reais.

(DOL, com informações do Dieese/PA)

MAIS ACESSADAS