plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
Cirio Logo
CÍRIO DE NAZARÉ

Força Nacional do SUS atuará no Círio

Chegou a Belém nesta quinta-feira (11), uma equipe da Força Nacional do SUS de Manaus, vinculado ao Ministério da Saúde, treinada especificadamente para atuar em situações de grande conglomerados de pessoas. O grupo estará integrado à equipe de saúde q

twitter Google News

Chegou a Belém nesta quinta-feira (11), uma equipe da Força Nacional do SUS de Manaus, vinculado ao Ministério da Saúde, treinada especificadamente para atuar em situações de grande conglomerados de pessoas. O grupo estará integrado à equipe de saúde que trabalha nas procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

A equipe, composta por três médicos, quatro enfermeiros e três técnicos de enfermagem, recebe treinamento para atuar nas cidades sedes da Copa de 2014, como é o caso de Manaus. Como parte prática do treinamento, a equipe já atua em diversos eventos de grande dimensão pelo país, como é o caso do Círio, em Belém. De acordo com a coordenadora da equipe de Manaus, Valmira Costa, os profissionais foram capacitados para dar suporte assistencial de qualidade e eficácia, não só em situações de calamidade pública, como também em grandes eventos como o Círio de Nazaré.

Atualmente, a Coordenação de Saúde do Círio conta com o apoio da Cruz Vermelha, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Município e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Segundo o diretor do Samu e também coordenador de Saúde da festa nazarena, José Guataçara, o apoio da Força Nacional do SUS veio para somar, diante da insuficiência de médicos para atender o grande contingente de pessoas nas procissões do evento. “A equipe será dividida em cinco sub equipes, que atuarão na Romari Fluvial, Trasladação e Círio, eles serão posicionados nos postos de atendimento de maior demanda”, explica.

Para familiarizar a equipe da Força Nacional do SUS com o evento, a Sesma e a Cruz Vermelha do Pará ministraram um breve treinamento, expondo o que é o Círio e quais os tipos de atendimentos médicos realizados com mais frequência. “A apresentação serviu para que eles tenham noção do que é a festa e, principalmente, quais os atendimentos mais frequentes, além da estrutura de trabalho montado provisoriamente para este período”, diz Guataçara.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Círio de Nazaré

    Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

    Últimas Notícias