Um dos principais símbolos do Círio de Nazaré, a corda tem um significado especial para muitos dos romeiros que acompanham as procissões ocorridas em outubro, que fazem de tudo para chegar perto do objeto. Mas a expectativa da direção do Círio é de que pouco menos de 7.600 fiéis irão conduzir o símbolo até a Praça Santuário.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9), pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Pará. Segundo o estudo, cabem na corda cerca de 12 romeiros por cada metro. Considerando os 400 metros das cordas usadas tanto na Transladação e no Círio, cerca de 4.800 irão segurar o símbolo.
Somados às 92 pessoas segurando o núcleo da corda e às 50 pessoas em cada uma das seis estações, além dos romeiros que colocam as mãos em cima das mãos de outros fiéis, a estimativa é que 7.542 pessoas devam carregar o símbolo de fé.
A corda foi introduzida oficialmente em 1855, quando as enchentes no Ver-o-Peso fizeram com que os romeiros precisassem puxar a berlinda, que atolava constantemente. Vista com maus olhos pelos bispos da época, ela foi abolida entre os anos de 1926 e 1930, voltando a ser usada no ano seguinte e permanecendo como tradição até hoje.
A corda do Círio foi produzida em Santa Catarina, pesa cerca de 600 quilos e possuí cerca de 400 metros de comprimento e duas polegadas de diâmetro.
(DOL com informações do Dieese)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar