O olhar inocente das crianças é apenas mais um dos elementos que fazem a quarta maior romaria do Círio de Nazaré tão especial. De todas as idades, tamanhos e vestimentas, os pequenos foram para as ruas na manhã de domingo para a 24ª edição do Círio das Crianças, a nona procissão das onze que compõem a festa de Nossa Senhora de Nazaré.
Gabrielly Lago, por exemplo, tem apenas 10 anos, mas já carregava na cabeça uma casa de isopor. “Estou pedindo a Nossa Senhora de Nazaré uma casa própria para a nossa família”, afirma com a segurança de quem acredita. Gabrielly foi acompanhada da mãe, dona Ana Cláudia Lago, que a leva para a romaria desde que ela nasceu.
O diretor coordenador do Círio deste ano, Kléber Vieira, destaca o crescimento da procissão: “Estamos impressionados com o crescimento das romarias. Todas têm superado nossas expectativas”. E, de fato, o Círio das Crianças chega a 2013 com mais de 350 mil pessoas, muito mais do que quando começou, em 1994, com apenas 1.500 participantes.
Ao longo do percurso de 2,8 Km, a romaria esteve pontuada com os tradicionais anjinhos e também com outras formas de homenagem. É o caso de Nilson Tenório, de apenas quatro anos, que estava vestido de policial da Rotam com um uniforme do seu tamanho e estilizado com o seu nome, simbolizando os sonhos do garoto. A mãe, Nilsandra, explica: “Cada ano ele quer se vestir com uma roupa diferente, já veio de soldado do Exército, capitão da Polícia Militar e agora é sargento”.
A Cruz Vermelha registrou poucos casos, nenhum grave. De acordo com a enfermeira Lúcia Medeiros, eram casos de hipoglicemia, dor de garganta, entre outros problemas. Para o diretor Kleber Vieira, a procissão pede mais atenção: “A gente organiza e realiza tudo com cuidado e visando o conforto e segurança das crianças, além de muitos idosos que já não conseguem mais participar da Trasladação e do Círio e vêm acompanhar esta”.
A autônoma Cláudia da Silva, 49, se emocionou com a saída da imagem. “Este é o primeiro ano que não trago minha filha. Eu a trago desde pequena e hoje ela tem vinte anos e não pôde vir. Mas estou aqui rezando por ela e todos os nossos pequenos”, conta.
A romaria saiu da Praça Santuário por volta das 8h20, seguiu pela travessa 14 de Março, avenida Governador José Malcher, travessa Doutor Moraes, avenida Nazaré e retornou para a Praça Santuário às 10h20, dentro do horário estipulado. O percurso foi feito sem transtornos e com muita animação dos pequenos nos quatro carros dos anjos.
Ao final, fica a sensação de dever cumprido para aqueles que já foram pagar a promessa. A família de Marcelo Pina e Shirliane de Araújo foi completa agradecer uma bênção alcançada depois que o filho fez um pedido a Nossa Senhora. “O Gabriel tem 12 anos, ele pediu que tivéssemos nossa casa própria depois de 14 anos pagando aluguel. Felizmente construímos nossa casa, graças a Ela”, explicou Marcelo, que carregava a casa de compensado na cabeça e revezava com a esposa e o filho.
O diretor Kleber Vieira resume o sentimento do Círio das Crianças: “Trata-se de renovação da Igreja e da fé. Uma criança que aprende a ser fiel vê o exemplo dos pais que agradecem a Nossa Senhora desde cedo. Essa romaria fala de esperança”, completa. E uma luz ilumina cada um dos anjinhos que fizeram o Círio das Crianças 2013, mesmo aqueles que estão de olhinhos fechados, dormindo tranquilamente no ombro do pai ou da mãe durante a procissão.
Jovens caminharam com alegria por Nossa Senhora
Os jovens católicos de paróquias de Belém e outros municípios participaram da Romaria da Juventude, na tarde do ultimo sábado. A peregrinação teve início às 16h, com saída da Igreja de Aparecida, na Pedreira, com destino à Basílica Santuário, no bairro de Nazaré. Muita chuva no início da procissão, mas nada tirou o ânimo das centenas de pessoas que seguiam a imagem peregrina em um trajeto de aproximadamente 4,5 quilômetros.
A Romaria da Juventude teve como tema “Jovens filhos da Rainha, unidos como igreja”. Durante toda a procissão, os participantes seguiam animados por um trio elétrico entoando músicas marianas, orando e fazendo reflexões da palavra de Deus. “Este é o momento em que a igreja abre as portas para a juventude mostrar a sua fé, e assim tem sido desde 2011”, explicou um dos coordenadores da romaria, padre Geffison Silva.
A estudante Gabriela Lima, 22, participa da romaria da juventude há oito anos e disse aguardar por este momento do Círio o ano inteiro. “Cantamos, pulamos, adoramos e meditamos diante de toda essa festa. A romaria da juventude não reúne apenas os jovens de idade, mas sim os de espírito, e essa energia contagia a todos”. Já a dona de casa Rosineide Costa, 38, participa de todas as romarias do Círio e, mesmo sendo horas de muitas caminhadas, ela não abre mão de nenhuma programação. “Vivemos este momento apenas uma vez ao ano. Coloco o protetor solar na bolsa e sigo a peregrina por onde ela vai”.
A romaria teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal, bombeiros, cruz vermelha, guardas de Nossa Senhora de Nazaré e Polícia Militar. Segundo o diretor de procissões do círio, Guto Nobre, essa romaria tem o objetivo de reunir não só os jovens da Basílica, mas a igreja como um todo. “Paróquias de Belém e do interior do estado estão presentes aqui, além das inúmeras pessoas que acompanham da porta de suas casas”, concluiu.
De acordo com a PM, cerca de 20 mil pessoas acompanharam a romaria. “Ao longo do percurso, temos aproximadamente 20 mil jovens. Há também aquelas pessoas que ficam apenas nas portas de suas casas, aguardando a procissão passar”, afirmou o capitão Auad, da PM.
Eles pedalaram para saudar a padroeira
Os pés cansados e castigados pela imensa procissão do domingo de Círio deram lugar às rodas. Milhares delas. Menor, mais tranquila, sossegada, mas bonita como todas as procissões da Quadra Nazarena, a Ciclorromaria ganhou as ruas de Belém no último sábado (19). A sétima romaria oficial do Círio levou a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré praticamente para dentro dos lares dos devotos. Além da tradição de enfeitar as bikes, este ano dezenas de moradores enfeitaram as calçadas para homenagear a grande mãe dos católicos.
Segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Pará, cerca de sete mil pessoas participaram da procissão, entre ciclorromeiros e devotos espalhados ao longo do percurso. No total, aproximadamente 13,8 quilômetros foram percorridos no trajeto que passou por ruas como Nove de Janeiro, Braz de Aguiar e Caripunas, até voltar à Praça Santuário. A romaria começou às 8h10 e terminou por volta das 11h.
Roseli Macedo, 57, desde 2005 acompanha a Ciclorromaria. Para ela, não é preciso grandes motivos para seguir a imagem peregrina, além da fé. “Tô aqui porque sou devota de Nossa Senhora e gosto muito de pedalar. Qualquer coisa é motivo para andar de bicicleta”, conta. Marcos Vinicius Moraes, 43, há cinco carrega na bicicleta adaptada duas de suas filhas, Alice, de sete, e Maria Flor, de seis.
Vestidas de anjo, as duas percorreram toda a procissão animadas. “A cada ano vai ficando mais difícil, porque eu vou ficando mais velho e elas vão ficando mais pesadas. Mas todo esforço é válido porque a evangelização precisa começar desde cedo e eu tô fazendo a minha parte”, acredita.
Kleber Vieira, diretor-coordenador da Festa de Nazaré, fez questão de pedalar à frente do carro que carregou a berlinda. De acordo com Vieira, esta foi a 11ª edição da Ciclorromaria, a mais nova das procissões da Quadra Nazarena. “O diretor-coordenador precisa ser o primeiro a dar o exemplo. Nós notamos o crescimento expressivo no número de participantes comparado ao ano passado e acreditamos que a tendência é crescer cada vez mais. Hoje eu sou mais devoto que diretor”, declara.
O artesão Manoel Machado, 44 anos, foi um dos premiados pela Diretoria da Festa de Nazaré por ter uma das bicicletas mais bonitas da romaria. Ele confeccionou uma imagem de Cristo, em grande escala, totalmente de isopor, e pedalou na sombra de Jesus. “Me inspirei no tema do Círio deste ano para enfeitar a bicicleta. Jesus disse ‘onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles’. As pessoas precisam ler mais a Bíblia. Esse prêmio para mim é uma graça alcançada”, completa.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar