plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
Cirio Logo
CÍRIO DE NAZARÉ

Peregrinos fazem preparação para o Círio deste ano

Mais de 1.500 pessoas participaram ontem de uma formação para as peregrinações que ocorrem no período do Círio de Nazaré, em Belém, durante o mês de outubro. O treinamento ocorreu no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, quando os líderes dos

twitter Google News

Mais de 1.500 pessoas participaram ontem de uma formação para as peregrinações que ocorrem no período do Círio de Nazaré, em Belém, durante o mês de outubro. O treinamento ocorreu no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, quando os líderes dos grupos peregrinos receberam as instruções para conduzirem os encontros nas visitações às famílias.

O encontro é uma prévia da missa do Mandato, quando esses mesmos participantes levam as imagens de Nossa Senhora para serem abençoadas e a partir de então, conduzem as peregrinações.

Para este ano, espera-se ultrapassar as 120 mil famílias visitadas no mesmo período do ano passado, segundo expectativa do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. “As peregrinações são uma grande campanha de evangelização. Ano passado, atingimos mais de 120 mil famílias e queremos alcançar um número maior este ano. É uma grande alegria, porque é o caminho como se fossem formiguinhas espalhadas por todo lado para levar a boa nova do evangelho, conduzidos pelas mãos de Nossa Senhora”, destacou. “Nossa Senhora é a estrela da evangelização. É a primeira evangelizadora, evangeliza pela sua vida, pela sua palavra, pelos seus gestos”, reiterou.

De acordo com o diretor de evangelização Cláudio Acatauassu, o evento é importante “porque há uma necessidade dos dirigentes de peregrinação conhecerem previamente o conteúdo do livro. Dom Alberto identifica os 15 encontros que compõem o livro e a gente prepara os dirigentes para que eles possam com mais propriedade e com mais conhecimento levar o conteúdo do livro aos lares. Esse momento é uma coroação de tudo o que já foi estudado, desde maio, quando ocorreram encontros relacionados ao conteúdo do livro, embasado no catecismo da igreja católica”, afirmou.

“Hoje (ontem) eles vêm aqui ouvir as instruções finais do arcebispo e amanhã (hoje), depois da missa do mandato, eles estarão prontos para iniciar os encontros nos lares. A missa do mandato marca oficialmente o Círio 2014. Ela é chamada de missa do envio, quando o bispo então envia todos nessa missão evangelizadora que antecede o Círio de Nazaré”, detalhou Acautauassu.

Apesar de o encontro reunir na maioria mulheres de todas as idades, muitos homens também participaram. Waldemar de Sousa, de 82 anos, sempre participou da Paróquia de Aparecida e nunca deixou de ir aos encontros nas casas. “Gosto muito de participar. Antes ia a todos os momentos do Círio, até na corda, mas hoje já não tenho forças, mesmo assim sempre estou presente nos momentos de evangelização”, disse.

Motivado em levar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré para evangelizar as pessoas, Anderson Neves, de 32 anos, já participa das peregrinações há mais de 17 anos. “Continuo o trabalho de missão que foi passado por uma vizinha. Hoje sinto prazer em evangelizar, levando a palavra de Deus, com o foco de resgatar as pessoas”, contou.

Além do encontro de formação para os peregrinos, Dom Alberto Taveira celebrou, no sábado (23), uma missa que marcou a criação do primeiro Seminário Missionário Redemptoris Mater, na Amazônia. A solenidade aconteceu na Catedral Metropolitana de Belém e teve a participação de representantes de várias regiões do Brasil.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Círio de Nazaré

    Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!