O Instituto Arraial do Pavulagem realiza mais uma edição do Arrastão neste sábado (11), a partir das 11h. Impregnado pelo imaginário das águas, o Arrastão é simbolicamente, o prolongamento da Romaria Fluvial, que não termina na chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora à escadinha da Estação das Docas. Quando ela aporta em terra firme, uma outra procissão a aguarda. Nas mãos dos participantes do Arrastão, dezenas de barcos de miriti percorrem o Centro Histórico de Belém em um cortejo guiado pela barca “Rainha das Águas”, o principal ícone da brincadeira. Uma procissão que evoca e reverencia a riqueza da carpintaria naval produzida na região e a magia dos brinquedos populares do Círio de Nazaré.
“Nós acabamos construindo, a cada ano, uma cena de visibilidade muito interessante. A cidade está focada pelos olhares de dentro e de fora do nosso estado, e na hora em que nos concentramos no trabalho tradicional, eu acredito que nós cumprimos o papel da cultura, que é provocar esse olhar do participante, convidando as pessoas, por meio dessas embarcações, para uma viagem de religamento com a nossa ancestralidade”, destaca Ronaldo Silva, presidente do instituto.
A canoa Rainha das Águas passou a fazer parte do cortejo em 2011, quando o instituto retirou da brincadeira a cobra grande de miriti, uma referência às lendas das cidades erguidas nas margens do rios e à corda presente na maior festa religiosa do país. “A mudança do brinquedo revigora a possibilidade de entendermos melhor o dia do nosso cortejo, que é o dia da Romaria Fluvial. Na verdade, estamos cada vez mais mergulhando para dentro dessas dimensões, compreendendo melhor essa cena que é religiosa em um primeiro olhar, mas que assume outras facetas. A importância de termos sido reconhecidos como um bem cultural associado ao mostra o fruto desse esforço coletivo feito a muitos mãos que é o Arraial do Pavulagem”, comenta Ronaldo.
Homenagem e preparativos
Desde o dia 27 de setembro, percussionistas, dançarinos, pernas de pau e toda a comitiva que forma o Batalhão da Estrela, se prepara para homenagear a padroeira dos paraenses neste sábado, quando a imagem peregrina desembarca na escadinha e é recebida pelos integrantes Batalhão com o hino Círio, “Vós sois o Lírio Mimoso”, em ritmo de mazurca.
Serviço
O Arrastão do Círio 2014 ocorre neste sábado (11), logo após a Romaria Fluvial e percorre a Avenida Boulevard Castilhos França com destino à Praça do Carmo, na Cidade Velha, onde a banda Arraial do Pavulagem faz o show de encerramento da programação.
Trajeto
Avenida Boulevard Castilhos França - Avenida Portugal - Rua Padre Champagnat (Praça do Relógio) - Travessa Doutor Assis - Praça do Carmo.
(DOL)

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar