plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
Cirio Logo
CÍRIO DE NAZARÉ

Procissão exige cuidados com a saúde

Quando chega o mês de outubro o clima em Belém começa a mudar, isso porque é o mês onde a família paraense se emociona por conta do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Seja na Moto-romaria, no Círio Fluvial, na Transladação ou no dia da procissão não há com

twitter Google News

Quando chega o mês de outubro o clima em Belém começa a mudar, isso porque é o mês onde a família paraense se emociona por conta do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Seja na Moto-romaria, no Círio Fluvial, na Transladação ou no dia da procissão não há como conter tanta demonstração de fé, algumas pessoas chegam a acompanhar todas as procissões como forma de agradecimento ou mesmo de tradição.

Alguns cuidados com a saúde se tornam essenciais para quem almeja acompanhar de perto a procissão e não se deparar com surpresas ruins em cima da hora. Um dos mais importantes é a alimentação. Se alimentar adequadamente durante o período do Círio é imprescindível para evitar possíveis transtornos.

De acordo com a Nutricionista do Hapvida, Lorena Begot, medidas antes, durante e após o Círio são indispensáveis. Segundo ela, um dia antes da romaria, é importante ingerir alimentos leves. “Deve-se consumir carboidratos (que são nossas primeiras fontes de energia), dando preferência aos complexos, como: pão integral, torrada, arroz, proteínas leves e com baixo teor de gordura, frutas e legumes”, diz.

Dica é evitar alimentos pesados e gordurosos e privilegiar os leves

Para quem vai na corda, é importante realizar refeição leve, uma hora antes, preferindo carboidratos complexos (são digeridos de maneira mais lenta pelo organismo, oferecendo energia ao longo da caminhada), como “pão integral e um copo de suco”. Segundo a nutricionista, nunca se deve consumir alimentos gordurosos e que não sejam da sua rotina, pois o organismo pode reagir de forma inesperada, “uma surpresa durante a procissão, sentindo-se estufado ou nauseado”, pontua Lorena. É importante ressaltar que, toda caminhada com mais de uma hora de duração pede hidratação durante o percurso e excesso de isotônicos durante a romaria pode gerar desconforto gástrico. “O melhor mesmo é água e suco”, comenta a Nutricionista.

Para quem vai ao Círio, um dia antes, é imprescindível não fazer atividades físicas pesadas. “Não realizar atividades diferentes do habitual é o mais recomendado. É melhor ir com o corpo descansado para evitar dores e fadiga. Além disso, é importante destacarmos a nova romaria da corrida que, por ser uma novidade, irá atrair muitas pessoas. Mas, as mesmas devem ter todo um preparo antes, com a orientação e acompanhamento de um educador físico”, salienta Regiane Azancot.

Segundo a fisioterapeuta, após a procissão, se o romeiro sentir dor ou desconforto nos pés, a dica é fazer um escalda pés (mergulhar os pés em uma bacia com água morna por aproximadamente 20 minutos) para relaxar a musculatura. “E nunca esquecer que se deve alongar antes e depois, pois o alongamento serve para evitar lesões”, conclui.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Círio de Nazaré

    Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!