A Romaria da Juventude, realizada no último sábado, reuniu católicos de diversos locais de Belém. Eles saíram da Paróquia de São Francisco Xavier, no bairro do Marco, com destino à Praça Santuário, na Basílica de Nazaré, onde foi celebrada uma missa presidida pelo bispo de Abaetetuba Dom José Maria Chaves.
Durante a procissão, a característica marcante foi a animação dos jovens. Embalados por dois trios elétricos, eles aproveitaram os ritmos contagiantes para expressar o que a juventude tem de melhor: a alegria.
Marco Antônio já participa há dois anos e diz que sempre é envolvente. “Me deixo preencher pelo Espírito Santo e o que eu sinto sempre é uma grande prova de que Deus está presente nesse momento de alegria”, disse.
O auge da santa missa foi o ofertório - quando os jovens levaram até o altar um dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Missionária, que mede cerca de quatro metros. O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, enalteceu o trabalho de organização da Juventude. “Foi impressionante a preparação, o envolvimento de todas as paróquias da arquidiocese. A presença inclusive de jovens vindos de outros lugares foi uma experiência magnífica. Realmente a juventude se envolveu e mostrou a abertura que tem para Deus, o evangelho e a Igreja”, destacou.
Segundo informações do coordenador geral da Romaria da Juventude, Edilson Lima, foram percorridos cerca de quatro quilômetros no trajeto de volta para a Basílica. “Acredito que chegamos no tempo certo. Até corremos um pouco nesses quatro quilômetros. Tentamos aproveitar o fluxo menor de trânsito”, explicou.
Lima considerou positiva a Romaria da Juventude. “Tivemos uma estimativa de público de 70 mil pessoas nesse ano, maior que do ano passado que era de 60 mil. E é um momento que, além dos jovens da Região Metropolitana de Belém, participam os dos interiores e da região das ilhas”, disse.
O evento é organizado em conjunto com o Conselho de Segurança do Círio, com o intuito de prevenir graves ocorrências. “A Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e o serviço de coleta de lixo participam desse momento para garantir que graves incidentes não ocorram”, acrescentou.
Desde 2001, a Romaria da Juventude é realizada oficialmente como uma das 12 romarias oficiais do Círio de Nazaré. Devido ao crescimento, hoje ela é uma organização de jovens das Paróquias e Comunidades da Arquidiocese de Belém, com o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré.
A primeira comunidade que recebeu os símbolos para a saída da procissão foi a Comunidade de Santo Antônio, santo fundador da ordem dos barnabitas, mesma dos padres da paróquia de Nazaré.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar