A Basílica Santuário ficou lotada, ainda no sábado, de fiéis que foram acompanhar a missa de descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória. Para os católicos, é um dos momentos mais aguardados da programação do Círio e uma oportunidade rara de estar bem perto da imagem encontrada pelo Caboclo Plácido de Souza. 

A Guarda da Santa estima que cerca de três mil pessoas participaram da celebração, outras mil pessoas acompanhavam do lado de fora da Basílica. A descida aconteceu 12h30, mas no início da manhã a igreja já estava lotada. “Eu vim aqui somente pra agradecer pela minha vida e da minha família. Não somos nada sem amor da nossa santa mãe”, disse emocionada a administradora, Valéria Santos, 39 anos.

O ritual é rápido, porém repleto de cuidados minuciosos para não danificar a imagem. Com luvas e ainda no Glória, os diretores da festa tiraram primeiro o esplendor, depois o manto e, finalmente a Imagem de Nossa Senhora. Em seguida, ela foi descendo de mão em mão até chegar ao arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira que ergueu a Santa, abençoando todos os presentes.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS