Diário Online
RITUAIS

Peregrinações se intensificam às vésperas do Círio deste ano

Novenas nas casas dos devotos são realizadas todos os anos dentro da programação da festa religiosa, e este ano ganhou significado especial no contexto da pandemia. Até outras religiões homenageiam Nossa Senhora

quarta-feira, 29/09/2021, 08:00 - Atualizado em 29/09/2021, 08:18 - Autor: Diário do Pará


No terreiro Nangetu, novena de Nossa Senhora foi celebrada por religiosos da umbanda
No terreiro Nangetu, novena de Nossa Senhora foi celebrada por religiosos da umbanda | Antônio Melo

O Círio de Nazaré, que envolve suas procissões pela Grande Belém, não vai ocorrer devido a pandemia da covid-19, mas os encontros tradicionais de grupos que se reúnem em casa ou em outros locais em homenagem à padroeira da cidade, nas chamadas Novenas para Nossa Senhora de Nazaré, têm se intensificado. As peregrinações fazem parte da programação religiosa anterior ao Círio, como uma forma de viver a devoção mariana, inclusive por pessoas de outras religiões.

No terreiro de umbanda Nangetu Mansú Masubando, que fica na travessa Pirajá, entre as avenidas Duque de Caxias e 25 de Setembro, no bairro do Marco, nesta terça-feira (28), foi dia de reunião em torno da Nossa Senhora. “Em nossa religião, Nazinha representa nossa Mãe Oxum, a quem atribuímos nossas conquistas e curas”, disse a mãe Mametu Nangetu, coordenadora.

A visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no terreiro foi organizada pelo servidor público Jairo Tapajós, que abençoou a imagem na Missa do Mandato, em agosto passado, para a peregrinação nos lares e grupos de pessoas. “É um trabalho de devoção à ‘Nazinha’, ainda mais que pelo segundo ano consecutivo não haverá o Círio de Nazaré. Por isso, encaro como missão levar a imagem, que foi abençoada pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio”, explicou Jairo.

 

Jairo leva imagem abençoada pelas peregrinações até às vésperas da procissão do Círio
Jairo leva imagem abençoada pelas peregrinações até às vésperas da procissão do Círio | Antônio Melo
 

 

Imagem no terreiro de umbanda Nangetu Mansú Masubando.
Imagem no terreiro de umbanda Nangetu Mansú Masubando. | Antônio Melo
 


Segundo o organizador, os pedidos de peregrinação da imagem abençoada têm sido constantes pelos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, o que ele pretende realizar até dois dias antes do Círio de Nazaré. “Desde o dia que foi abençoada até agora, já levei a imagem a pelos menos 40 lares e grupos de pessoas. Até a data que estipulei para realizar essas peregrinações, estou com a agenda lotada, que completarão mais de 100 visitações da imagem para nossos irmãos devotos”, completou Jairo Tapajós.

 

|
 


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS