plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
HOMENAGENS

ONG leva Círio com música e teatro pelas ruas de Belém

Rádio Margarida fará percurso por diversos bairros da cidade em ônibus temático

Imagem ilustrativa da notícia ONG leva Círio com música e teatro pelas ruas de Belém camera Reprodução

Faltam poucos dias para o Círio de Nazaré e, ao longo desse período, a capital paraense é marcada por homenagens à Nossa Senhora de Nazaré. A emoção e fé tomam conta das ruas de Belém. E por falar em ruas, há quem use as vias da cidade para homenagear a padroeira dos paraenses.

A Rádio Margarida fará uma intervenção artística e cultural por diversos bairros da capital paraense pelo projeto “A cultura do Círio em Belém do Pará”. A ação, que tem o patrocínio da Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) e o apoio da Diretoria do Círio de Nazaré, levará música e teatro para pontos turísticos e periferias da cidade, dentro do ônibus temático chamado Margaridinha. A programação ocorre até o próximo sábado (9).

Círio: Papa Francisco envia mensagem para fiéis paraenses

Esta é a terceira vez que a Rádio Margarida realiza uma homenagem à padroeira dos paraenses no Círio de Nazaré. Em 2020, em virtude da pandemia, a ação foi feita de forma itinerante e sem paradas, para evitar aglomerações, e agora em 2021 deverá seguir a mesma proposta.

De acordo com José Arnaud, Diretor de Criação da ONG, esta é uma forma de levar o Círio para perto das pessoas, num ano em que não haverá as tradicionais procissões. E a proposta da Rádio Margarida se integrou ao objetivo da Prefeitura de Belém, de proporcionar uma programação que chegasse até às periferias da cidade. “A realização dessa ação tem muito a ver com uma característica que é própria da Rádio Margarida, de ir ao encontro do povo, ir para as ruas, estar nas ruas levando arte e alegria”, explica.

Personagens retratam típicos romeiros do Círio

ONG leva Círio com música e teatro pelas ruas de Belém
📷 |Reprodução

O Círio de Nazaré é uma das maiores manifestações religiosas do mundo, por isso atrai peregrinos e turistas do mundo inteiro, que se incorporam à diversidade das populações locais e aos elementos da cultura regional. Os artistas da Rádio Margarida estarão caracterizados de personagens que representam um pouco dessa diversidade de povos e elementos que formam a festa do Círio: uma romeira pagadora de promessas, um turista estrangeiro, um ribeirinho e um anjo.

Segundo José Arnaud, cada um desses personagens fará a sua homenagem de forma especial. “Eles vão trazer mensagens que retratam a emoção que sentem em participar do Círio. O ribeirinho, que vem de municípios do interior para Belém nessa época rever a família; a promesseira, que vai representar as milhares de pessoas que fazem promessa e no mês de outubro vêm a Belém cumprir; o anjo, que representa a religiosidade que o Círio traz; e o turista, que traz aquele encantamento com tudo o que acontece e que ele vê no período do Círio”, comenta o diretor.

Novo carro de milagres homenageia profissionais da saúde

Ônibus temático levará berlinda com imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém

Todos os personagens farão o percurso dentro do Margaridinha, um veículo antigo que remonta à 2ª Guerra Mundial, que veio da Europa para Belém e hoje é utilizado nas ações educativas da Rádio Margarida. O ônibus levará também uma berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que vai na parte de cima do veículo em destaque.

Por ser um Círio diferente, sem procissões, a expectativa é emocionar o público quando o ônibus passar levando a imagem da santinha e entoando as músicas temáticas do Círio. “Nós vamos para as ruas levando o ônibus Margaridinha restaurado, com uma iluminação especial, para ser visto pela população e por quem vem para Belém nessa época”, comenta José Arnaud.

Comércio Delas vai movimentar comércio no período do Círio

Protagonista da homenagem ao Círio, ônibus precisa de apoio para reforma

Por ser muito antigo, o Margaridinha precisa passar constantemente por manutenção, por isso a Rádio Margarida está com uma campanha online para financiar a reformar do veículo.

O ônibus é um dos símbolos da Rádio Margarida, porque ao longo da sua história foi através dele que a ONG realizou suas inúmeras ações educativas e de promoção da cidadania e dos direitos humanos no Pará.

O objetivo da campanha é, neste primeiro momento, arrecadar recursos financeiros para a reforma e modernização do veículo, pois muitas de suas peças já não são mais fabricadas. Mas a proposta é ir além, e torná-lo futuramente numa base multimídia, ou seja, uma base de produção e transmissão de conteúdos digitais itinerante.

Para colaborar, basta acessar o site.

ONG leva Círio com música e teatro pelas ruas de Belém
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias